Quando acontece?
Entre 20 de julho e 20 de agosto. A primeira partida será entre Nova Zelândia e Noruega.

Onde será a Copa?
Pela primeira vez, será realizada em dois países: Austrália e Nova Zelândia.

Quantas seleções vão participar?
São 32 no total, a maior quantidade de equipes na história do torneio. Elas estão divididas em oito grupos, cada um com quatro times.

Em qual grupo está o Brasil?
No grupo F, com França, Jamaica e Panamá. Os primeiros jogos das brasileiras, na fase de grupos são:

24/7, 8h – Brasil x Panamá

29/7, 7h – França x Brasil

2/8, 7h – Jamaica x Brasil

Adriana, do Brasil, e Lucy Bronze, da Inglaterra, durante a Finalíssima, partida disputada entre as duas seleções, em 6 de abril, e vencida pelas inglesas | #pracegover: Adriana, do time brasileiro, veste camiseta amarela com detalhes em verde e shorts e meias azuis. Ela está com a bola no pé e tenta driblar Lucy, do time da Inglaterra, que usa camiseta branca e meias brancas com detalhe em preto e shorts azuis. Crédito de imagem: James Gill – Danehouse/Getty Images

Como o torneio funciona?
Na primeira fase, as seleções se enfrentam dentro do próprio grupo. Passam para as oitavas de final as que ficarem em primeiro e segundo lugar em cada grupo. A partir das oitavas, os jogos são mata-mata: quem perder é desclassificado.

História 
O primeiro campeonato mundial de futebol feminino foi em 1970, na Itália, mas não foi organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Esse torneio teve uma segunda edição, em 1971, no México. Nos dois anos, a Dinamarca saiu vitoriosa.

A primeira edição de uma Copa feminina realizada pela Fifa ocorreu apenas em 1991, na China. Os Estados Unidos venceram e seguem sendo a seleção mais vitoriosa, com quatro campeonatos mundiais. O Brasil participou de todas as edições, e a melhor colocação foi em 2007: segundo lugar, depois de perder a final por 2 a 0 para a Alemanha.

Álbum da Copa
O álbum oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 já está disponível, publicado pela Panini. São 80 páginas e 580 figurinhas — o maior já produzido para o torneio. Uma versão virtual e gratuita do álbum também está disponível, no aplicativo Fifa Panini Collection.

Fontes: Brasil Escola, Esportelândia, Gazeta Esportiva, GE, Lance, Panini, Quadro de Medalhas e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido