Daintree-floresta
A floresta Daintree. Foto: Getty Images

Terminou, no dia 19 de dezembro, a COP 15, evento que reuniu representantes de mais de 190 países em Montreal, no Canadá, para uma discussão sobre como deter a destruição do meio ambiente e desacelerar o aquecimento global. 

O evento é realizado todo ano, mas essa edição foi especial. Depois de quatro anos de negociações, os países finalmente anunciaram um acordo de cooperação para proteger as terras, os oceanos e os animais da poluição e destruição. 

Batizado de Acordo Kunming-Montreal, o plano tem a missão de proteger 30% do planeta até 2030 e desbloquear 30 bilhões de dólares em ajuda anual para a conservação de natureza em países em desenvolvimento. O acordo também dá garantias para os povos indígenas, promete restaurar 30% das terras degradadas e reduzir pela metade os riscos ligados aos pesticidas (produtos químicos usados em plantações). 

“A maior parte das pessoas diz que [o acordo] é melhor do que o esperado para os países ricos e aqueles em desenvolvimento. Esta é a marca de um bom texto”, declarou à agência de notícias AFP Lee White, ministro do Meio Ambiente do Gabão, país da África Central. 

O acordo foi presidido por representantes da China e aprovado, apesar da oposição de representantes da República Democrática do Congo.

Fontes: G1, UOL e ONU.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_phd_55 aluno_phd_55

    1 ano atrás

    Um pequeno passo para acabar com o efeito estufa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido