O Brasil inicia, em 2024, o desenvolvimento de um projeto que utiliza dados e imagens de satélites para medir a perda de água em seu território. O OpenET-Brasil é uma versão do original realizado nos Estados Unidos, em 2021, chamado OpenET. Além dos EUA, o Brasil é o único país a participar da iniciativa, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o suporte de plataformas como Google. A expectativa é de que o lançamento do projeto ocorra em até quatro anos.

No OpenET-Brasil, dados de satélite serão usados para estimar a perda de água em determinada região. Isso acontece a partir de modelos matemáticos que acompanham os processos de perda de água entre a superfície e a atmosfera, como evaporação da água, temperatura da atmosfera e radiação solar.

#pracegover: homem sentado, com uma das mãos no queixo, e olhando para um monitor. Crédito de imagem: divulgação

Como funciona? 

A tecnologia permite, por exemplo, acompanhar a perda de água em regiões agrícolas e áreas de florestas. Com as imagens geradas por satélites somadas a dados colhidos na própria região analisada (como umidade e temperatura), modelos matemáticos avaliam os processos físicos que acontecem entre a atmosfera e a superfície, estimando a quantidade de evaporação da transpiração das plantas e da água. Para os pesquisadores, o OpenET-Brasil permitirá, entre outras ações:

  • Acompanhar a expansão da agricultura irrigada com monitoramento detalhado do uso da água.
  • Analisar a evaporação dos reservatórios de água para melhorar a gestão dos recursos hídricos. 
  • Medir os impactos do desmatamento na oferta hídrica.

Glossário

RECURSOS HÍDRICOS: águas superficiais ou subterrâneas disponíveis e que podem ser obtidas para uso humano.

FONTES: EMBRAPA, FOLHA DE S.PAULO, INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS, OPENET-BRASIL E UFRGS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido