interna carlotas_setembro
Imagem: Carlotas

A natureza, a lua, o sol, o vento… Tudo o que a Terra nos oferece marca a amizade entre Rosie e Rosa no Conto de Carlotas escolhido para este mês no Joca. Aproveite que setembro comemora o Dia da Árvore, no dia 21, e conheça melhor essas duas amigas do planeta.

Por Carla Douglass

A Rosie e a Rosa têm uma amizade muito linda. Mas elas não são amigas de infância, tampouco se conhecem faz um tempão. Na verdade, elas acabaram de se conhecer. Foi há três meses, quando Rosie estava na mesma festa que Rosa. Se não me engano, era o aniversário da Flavia. Você deve estar se perguntando, então, como em tão pouco tempo elas têm esse tipo de amizade. Vou te contar duas das vezes em que as encontrei: quando se conheceram e o dia em que bati esta foto delas.

thumbnail_Rosie-e-Susie-Carlotas
Rosie e Rosa fazem seu protesto por mais respeito pelo planeta. Imagem: Carlotas

A noite em que se conheceram foi em uma festa de hip-hop, daquelas que só a Flavia sabe dar. Aquelas noites que parecem dia de tão claras, a música estava no ponto, a lua gigante no céu, que parecia vibrar com o som e todo mundo dançando. Mesmo quem não queria dançar estava mexendo a cabeça ou o pé.

A Rosa veio porque conhecia uma amiga da aniversariante e a Rosie, que chegara há pouco à cidade, estava ali porque era amiga do baixista de uma das bandas que iam tocar. As duas se encontraram na pista, e foi ali que tudo começou! Cada uma com sua galera, dançaram muito, rolou coreografia, batalha de passinho, muito footwork, drop, floor rocks e um monte de power moves que só quem manja muito sabe qualé.

Dali da pista, para beber uma água lá fora, para trocar uma ideia, elas perceberam que tinham um monte de coisas em comum: amor pela Terra, por quindim e por ativismo. As duas sabiam do valor que tem o nosso planeta, a beleza que é guardar espaço no estômago para uma sobremesa de ovo e a potência de mudança que têm as pessoas quando se unem para buscar causar um impacto positivo.

Quando as vi, no dia em que bati a foto, elas estavam na floresta, aqui perto de casa. Só fazia três meses da festa da Flavia e as duas já tinham virado amigas íntimas, com gírias próprias, um monte de piadas internas, histórias que tinham vivido juntas e outras em que estava só uma delas, mas as duas contavam como se estivessem juntas. Naquele dia, estavam lá perto de casa para fazer uma passeata – só as duas – em homenagem ao planeta. Acredite, uma passeata de duas pessoas! Até cartaz elas fizeram.

A ideia era marchar para pedir RESPEITO à nossa Terra. Rosa explica: “Escolhemos vir até a floresta porque queríamos falar diretamente com a Dona Terra, dizer que somos muito gratas por tudo o que ela nos proporciona e contar para ela tudo o que já mudamos na nossa rotina para mostrar nosso respeito a ela”.

As duas já tinham se reunido com os vizinhos da Rosie e os da Rosa e criado um sistema de reciclagem para cada bairro. Além disso, eram muito cuidadosas com a quantidade de lixo que geravam, sem falar do não desperdício de água ou qualquer energia. Elas eram muito cuidadosas em suas escolhas e preocupadas com o impacto que iriam deixar para as próximas gerações.

Foi um dia muito bom que passamos juntas. O sol estava lá, mas não estava tão quente, e havia uma brisa geladinha em pleno meio-dia. Coisas que a floresta dá para a gente. Conversamos, tiramos foto, falamos com a Dona Terra e ela respondeu em forma de vento, sombras e o sol que ficou ali o dia todo com a gente! Obrigada, querida Terra!

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para abrir e imprimir.

Rosie-e-Susie-Carlotas-Setembro-2020
Imagem: Carlotas

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • leonardo

    3 anos atrás

    a primavera chegou com queimadas no pantanal

  • joão

    3 anos atrás

    feliz dia da arvôre

  • joão

    3 anos atrás

    legal

  • joao

    3 anos atrás

    \Feliz Dia Das arvores ❤❤❤❤❤❤❤

  • luana

    3 anos atrás

    eu adorei!!!! devíamos seguir os exemplos delas

  • Luiz Gustavo Martins de Souza

    3 anos atrás

    Feliz dia das árvores!

  • sofia

    3 anos atrás

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii isso é um trabalho de escola

  • sofia

    3 anos atrás

    ameiiiiiiii

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido