Com 54 votos a favor e 68 contra, os deputados peruanos reprovaram, em 1º de fevereiro, uma proposta de antecipar as eleições no país. Adiantar as eleições, marcadas para 2024, para este ano é uma das reivindicações de manifestantes que tomam as ruas do Peru desde o começo de dezembro de 2022.

Os protestos ocorrem em várias regiões do país, incluindo a capital, Lima, e começaram quando o então presidente, Pedro Castillo, foi retirado do cargo e preso após anunciar uma tentativa de golpe de Estado. Estradas foram bloqueadas e ao menos 58 pessoas morreram, entre confrontos com a polícia e acidentes em vias interditadas.

Por questões de segurança, o governo anunciou a redução das visitas a Machu Picchu, principal região turística do Peru. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos expressou preocupação com a situação no país.

Motivos da crise
Após uma eleição muito concorrida, Castillo tomou posse como presidente do Peru, em julho de 2021, mas teve que enfrentar forte oposição no Congresso (onde trabalham os parlamentares, como deputados). Em dezembro do mesmo ano, ele sofreu um primeiro pedido de impeachment, sob acusação de “incapacidade moral” para o cargo (medida prevista na constituição peruana e que afasta o presidente por algum erro moral ou ético).

Em 28 de janeiro, manifestantes e policiais durante protesto em Lima, capital peruana | #pracegover: Militares usando roupa azul marinho estão parados um ao lado do outro. Em frente e atrás deles há manifestantes segurando a bandeira do Peru. Todos estão parados na rua, ao fundo é possível ver casas e árvores. Crédito de imagem: Michael Bednar/Getty Images

Castillo ainda sofreu novos pedidos de impeachment e, no fi m de 2022, em resposta, anunciou o fechamento do Congresso, o que é considerado crime. Ele foi afastado do cargo e preso.

No lugar dele assumiu a vice-presidente, Dina Boluarte. Ela passou a enfrentar a onda de protestos dos apoiadores de Castillo, que, além das eleições antecipadas, pedem a renúncia de Boluarte.

Glossário

Golpe de Estado: acontece quando indivíduos tomam o poder de um Estado (como o de um país) de maneira ilegal.

Impeachment: processo que determina que um governante se afaste do cargo que ocupa.

Fontes: AFP, BBC, G1 e La República.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido