Desde o começo de 2024, a França implantou uma nova política pública de reciclagem. A lei, chamada Compost Obligatoire (“composto obrigatório”, em tradução livre do francês), determina que famílias e empresas devem depositar todo o lixo orgânico produzido em pequenos coletores nas residências ou em um ponto de coleta municipal, para que seja realizada a compostagem. Agora, as cidades têm a obrigação de auxiliar os cidadãos, oferecendo maneiras de separar esses itens, que incluem restos de comida, resíduos de jardim e alimentos vencidos. 

Antes, a França só obrigava a compostagem para locais que geravam mais de 5 toneladas de lixo orgânico por ano. Estima-se que cada francês produza, em média, 82 quilos anualmente. Sem o descarte correto, os resíduos podem ir para lugares inadequados ou ser queimados, produzindo gases causadores do efeito estufa

O QUE É COMPOSTAGEM?
É um modo de reciclar o lixo orgânico, como restos de alimentos, que o transforma em adubo natural. Essa substância é rica em minerais e vitaminas e, quando usada na terra, fortalece e nutre as plantas.

Glossário 

EFEITO ESTUFA: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes. Ao ser liberados, esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido