No dia 20 de outubro, foi realizada a abertura oficial da 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, com duração até 5 de novembro. Maior torneio multiesportivo das Américas, o Pan ocorre a cada quatro anos.

#pracegover: Rebeca está parada no tatame. Ela veste short preto e camiseta laranja. Crédito de imagem: WANDER ROBERTO E MARINA ZIEHE/COB DIVULGAÇÃO

Até 22 de outubro, o Brasil já tinha faturado cinco ouros, nove pratas e dez bronzes. As medalhas douradas vieram com Lucas Rabelo e Rayssa Leal, do skate street, e mais três conquistas da natação: Guilherme Costa nos 400 metros livre, revezamento 4×100 metros livre masculino e revezamento 4×100 metros livre misto.

A delegação brasileira chega com 623 atletas, número recorde para o país em competições no exterior. Um dos destaques é Rayssa Leal, do skate street, 15 anos, a mais jovem do Brasil. Quem também aumenta a expectativa de medalhas é Rebeca Andrade, da ginástica artística, que disputa seu primeiro Pan (confira uma entrevista com ela na página 11).

A transmissão da competição acontecerá apenas pelo Canal Olímpico do Brasil (use o QR code para acessar), em parceria com a CazéTV. Não será possível acompanhar pela TV brasileira.

Jogos Parapan-americanos
A sétima edição dos Jogos Parapan-Americanos, será entre 17 e 26 de novembro. O Brasil competirá com 323 atletas, nas 17 modalidades do torneio, a maior delegação do país para a competição.

Curiosidades dos Jogos Pan-americanos

• O Pan de 2023 tem:
39 esportes
41 países participantes
Mais de 7 mil atletas
Mais de 17 mil voluntários

• O Brasil já subiu 1.375 vezes ao pódio na história do Pan. Foram 383 medalhas de ouro, 402 de prata e 590 de bronze.

• A ideia para o campeonato surgiu em 1932, na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, quando representantes do Comitê Olímpico Internacional sugeriram a criação de um torneio para países das Américas.

• O primeiro Pan-americano foi em 1951, em Buenos Aires, Argentina, com 21 países disputando em 18 esportes.

• O primeiro Parapan-americano ocorreu em 1999, na Cidade do México, capital mexicana.

Mascote
Fiu é a mascote do Pan de 2023, inspirada em um pássaro comum em algumas regiões do Chile. Assim como a ave, tem sete cores, representando “a diversidade do ser humano e, especialmente, dos atletas”, de acordo com a organização do Pan. As cores simbolizam: força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

#pracegover: mascote é um passarinho colorido: tem detalhes em amarelo, preto, azul, branco e vermelho. Crédito de imagem: divulgação

Fontes: Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro, Folha de S.Paulo, GE, site oficial dos Jogos Pan-Americanos Chile 2023 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.


Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido