Aos 15 anos, Rayssa Leal já conquistou duas medalhas de ouro nos mundiais de skate; dois ouros nos X Games; um ouro nos Jogos Pan-americanos 2023; e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Crédito de imagem: reprodução Instagram

No dia 3 de dezembro, Rayssa Leal — conhecida como Fadinha do skate — venceu o campeonato mundial da Street League Skateboarding (SLS) Super Crown, a Liga Mundial de Skate Street, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Rayssa quebrou um novo recorde pessoal: alcançou nota 9 na volta de 45 segundos da prova, um feito inédito em sua história de competição da SLS. 

A final feminina foi disputada por cinco atletas, com Rayssa se mantendo à frente desde a primeira rodada. Antes da última volta, a atleta já estava com o saldo de 31,9 pontos — o que garantia a vitória independentemente da tentativa restante. Ainda durante as semifinais, realizadas no dia 2, a skatista já acumulava 30 pontos. Ao fim da disputa, a japonesa Momiji Nishiya ficou em segundo lugar, com 30,6 pontos. A terceira colocação foi para a norte-americana Paige Heyn, com 28,8. Rayssa era a única brasileira no grupo de finalistas. 

Para a maranhense, a nota 9 foi tão significativa quanto o troféu. “No último Street League, em Sydney [Austrália], eu não consegui o meu 9. Eu nunca tinha conseguido essa nota, e conseguir um 9 no Brasil foi surreal”, declarou em entrevista coletiva após a vitória no SLS. A jovem também agradeceu o apoio da torcida: “De manhã, no treino, estava desanimada, pois as manobras não estavam dando certo. A torcida me ajudou muito”.

Na categoria masculina, o Brasil também saiu vitorioso, com Giovanni Viana, que conquistou o primeiro lugar após uma competição acirrada contra o francês Vincent Milou. Giovanni venceu com 36,4 pontos, enquanto Milou ficou atrás por apenas um décimo, fazendo 36,3. O terceiro lugar foi para o português Gustavo Ribeiro, com 27,1 pontos.  

A Street League Skateboarding

O skate street (skate “de rua”, em tradução para o português) é uma modalidade do esporte que envolve manobras e técnicas que surgiram em contextos urbanos.

A categoria é disputada a nível mundial, atualmente, em três circuitos: os X Games, considerados os mais antigos, produzidos e transmitidos pelo canal ESPN; o Circuito Mundial, que vale pontos para o ranking de classificação dos Jogos Olímpicos e é disputado em diferentes etapas e locais do mundo; e, por fim, a Street League, fundada, em 2010, pelo skatista profissional Rob Dyrdek e considerada um dos maiores campeonatos de skate do planeta. A Super Crown é a última etapa da SLS. Em 2023, as fases da competição foram realizadas em Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Sydney (Austrália) e, por fim, São Paulo.

Aos 15 anos, Rayssa Leal já conquistou duas medalhas de ouro nos mundiais de skate; dois ouros nos X Games; um ouro nos Jogos Pan-americanos 2023; e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 

Mais conquistas para o Brasil 

Mayra Aguiar com sua medalha de ouro no Grand Slam. Crédito de imagem: reprodução de Instagram

O dia 3 trouxe outra vitória para o Brasil: Mayra Aguiar, campeã olímpica, ela ganhou a medalha de ouro para o judô brasileiro no Grand Slam, uma das competições mais tradicionais do esporte, em Tóquio.

A última vez que um brasileiro havia conseguido o feito foi em 1986, quando o torneio ainda tinha outro nome: Copa Jigoro Kano. Ao vencer a israelense Inbar Lanir, Mayra se tornou a primeira atleta brasileira a ganhar a competição na categoria feminina. Jéssica Lima, que concorria na categoria de até 57 quilos (kg), levou para casa a medalha de prata em 2 de dezembro.

Fontes: Folha de S.Paulo, ESPN, Globo Esporte, ESPN, Globo Esporte, Agência Brasil e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Victor Magnavita

    1 mês atrás

    muito legal

  • Victor Magnavita

    1 mês atrás

    mo legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido