Em 2022, mais de 2,3 milhões de pessoas prestaram o Enem. Crédito de imagem: Getty Images

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 começaram no dia 5 de junho. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um exame de admissão para universidades brasileiras, sendo um dos principais meios de entrada no ensino superior, por plataformas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Após concluir o ensino médio, os estudantes são avaliados e, a partir dos resultados conquistados na prova, conseguem vagas para universidades federais e bolsas em instituições privadas, aquelas que são pagas. Enquanto o Sisu reúne vagas de diferentes universidades federais, o Prouni oferece bolsas parciais (cobrem parte do valor da mensalidade) e integrais (cobrem toda a mensalidade) para universidades privadas.

Neste ano, as inscrições vão até o dia 16 de junho e podem ser feitas na página do participante no site do Inep. O valor da taxa de inscrição é de 85 reais e deve ser pago até 21 de junho, cinco dias após o término do prazo para as inscrições. Além disso, foi publicado em novembro de 2022 um edital (um documento explicativo) com todas as informações sobre a prova, incluindo regras de desclassificação no dia do exame e os documentos que o candidato precisa apresentar durante o Enem.

Em 2023, o Enem será nos dias 5 e 12 de novembro, dois sábados seguidos. Em cada dia, são aplicadas questões de matérias específicas, além da redação, que anualmente apresenta uma proposta de tema diferente, de acordo com discussões da atualidade. No dia 24 de novembro, o gabarito das questões objetivas será publicado no portal do Inep e, em 16 de janeiro de 2024, serão divulgados os resultados individuais de cada participante. Em 2022, mais de 2,3 milhões de pessoas prestaram o Enem.

Fontes: Folha de S.Paulo, Inep, Gov.br, Folha de S.Paulo e Gov.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido