Sessenta pessoas atingiram nota máxima na redação
No dia 16 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Para conferir a nota, cada candidato deve acessar a “Página do participante” do portal do Inep com um login feito com o Código de Pessoa Física (CPF).
Segundo o Inep, 60 participantes alcançaram a nota mil (pontuação máxima) na avaliação de redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Desse total, quatro foram conquistadas por alunos de escola pública. Em 2022, apenas 18 pessoas conseguiram a nota máxima na redação. Vale lembrar que a nota dessa competência é um ponto bastante decisivo na média geral, uma vez que recebe um peso maior e pode ser usada como desempate na classificação para diferentes universidades brasileiras.
Em relação às outras áreas de conhecimento avaliadas (ciência humanas e tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias) as médias das notas ficaram entre 400 e 600 pontos, sendo que ninguém alcançou a nota máxima. As maiores pontuações do ano foram:
Linguagens, códigos e suas tecnologias: 820,8 pontos
Ciências humanas e suas tecnologias: 823 pontos
Ciências da natureza e suas tecnologias: 868,4 pontos
Matemática e suas tecnologias: 958,6 pontos
Já as pontuações mínimas obtidas nos quatro tipos de avaliação oscilaram entre 200 e 300 pontos. Segundo o Inep, em 2023, houve um aumento da participação de alunos de escola pública na prova: em 2022, 38,1% fizeram o exame; em 2023, esse número subiu para 47%. Ao todo, foram 2,5 milhões de participantes.
O exame nacional, aplicado pelo Inep, é uma prova de admissão para universidades brasileiras, sendo um dos principais meios de entrada ao ensino superior com plataformas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Após concluir o ensino médio, os estudantes são avaliados e, a partir dos resultados na prova, conseguem vagas para universidades federais e bolsas em instituições privadas, aquelas que são pagas.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.