adocao-194-getty
Foto: Getty Images

Com o objetivo de aumentar as chances de adoção de crianças e adolescentes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inaugurou, em 5 de setembro, um programa para conectar famílias com meninos e meninas que estão à espera de adotantes. Na plataforma estão disponíveis informações como nome (sem sobrenome) e idade, além de fotos e vídeos — os dados estão em uma área restrita do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), que só pode ser acessada por pessoas autorizadas pela Justiça.

Chamada de Busca Ativa, a ferramenta já era adotada em alguns estados, mas não estava disponível para o país de forma geral. Apenas crianças e adolescentes capazes de autorizar o uso de suas informações estarão presentes na plataforma. Para evitar que esses dados se espalhem, o SNA incluiu uma marca d’água com o nome e o CPF das pessoas que fazem a consulta. Desse modo, caso as informações dos jovens e crianças sejam divulgadas, os responsáveis serão identificados.

De acordo com dados do CNJ, cerca de 4 mil meninos e meninas acolhidos (ou seja, vivendo em casas de acolhimento) estão à espera de adoção. Desse número, aproximadamente 2,3 mil têm ainda mais dificuldade de encontrar uma família porque possuem doenças ou deficiências, são mais velhos ou integram grupos de irmãos.

A adoção no Brasil em números
Em 2020, data do último levantamento desse tipo do CNJ, existiam cerca de 30 mil crianças e adolescentes acolhidos pelo SNA, entre os quais mais de 5 mil aptos à adoção — já tinham passado pelo processo feito para Justiça para isso (saiba mais na edição 177). A região que mais tinha abrigados era o Sudeste, com 15 mil, enquanto o Norte registrava 1,9 mil crianças acolhidas, o menor número. A maior faixa etária era composta por adolescentes: 8,6 mil tinham mais de 15 anos.

Desde 2019, o SNA já realizou 12,4 mil adoções. Desses jovens e crianças:*
• 47% são pardos;
• 39,3% são brancos;
• 10,3% são pretos;
• 550 tinham até 2 anos;
• 51 tinham de 14 a 16 anos.

*Dados do CNJ divulgados em 5 de setembro de 2022.

Fontes: CNJ, CNN Brasil e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (15)

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Esther (11 anos) A plataforma é uma maneira interativa e que traz facilidade para adotar crianças , além disso ajuda as pessoas a se conscientizarem sobre o assunto .

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Mateus (12 anos) - Gostei muito da notícia pois fala de um assunto bem importante para a nação brasileira.

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Pedro Bessa (11 anos) - A plataforma que foi criada é uma ótima maneira para ajudar os pais que querem adotar um filho.

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Marcela (11 anos) - Achei que o aplicativo irá facilitar a vida de muitas crianças. Pois dará uma nova perspectiva para pessoas que estão adotar uma criança ou adolescente.

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Arthur.H (11anos) Erich.S (11 anos) Nós gostamos muito da reportagem , pois incentiva as pessoas a adotarem crianças e adolescentes independentemente da cor de sua pele. Formiga-MG

  • Veloso.simoni@gmail.com

    1 ano atrás

    Aline (11 anos) - A reportagem é realmente comovente, pois mostra a triste realidade de muitas crianças e adolescentes no nosso país, que infelizmente muitos não ligam ou não têm noção do assunto, enquanto isso muitas pessoas estão lutando por um lar.

  • Julia Rib e Esther

    1 ano atrás

    Gostamos muito da plataforma, pois alerta sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes. Além de oferecer uma grande segurança a eles, mantendo as informações e dados em uma área restrita do SNA.

  • Pietra e Júlia L.

    1 ano atrás

    Essa publicação realmente é algo comovente, pois se trata de uma causa que deve ser comentada, gostamos muito dessa notícia e também de saber que essas crianças vão ter mais oportunidades de serem adotadas

  • Vitor R, Victor H e Davi

    1 ano atrás

    Gostei muito da plataforma e da reportagem! A ideia de reduzir a burocracia no processo de adoção e facilitar o contato entre a família e a criança/adolescente realmente é ótima, além de oferecer uma grande segurança aos jovens que estão à espera de adotantes.

  • Ana Lara

    1 ano atrás

    Essa plataforma tem um ótimo objetivo! As crianças e adolescentes á espera de adoção,agora terão um lar para morar e uma família que os acolha com amor e dignidade.

  • Maria Clara

    1 ano atrás

    Eu gostei da reportagem e da plataforma. Uma plataforma dessa ajuda bastante crianças a encontrarem um novo lar, além de proteger a identidade das crianças. Formiga-MG

  • Samuel e Pedro

    1 ano atrás

    Achamos a notícia muito interessante, pois ajuda às crianças a serem adotadas mais facilmente assim criando famílias.

  • Raul

    1 ano atrás

    Raul 11 anos Gostei muito da reportagem, mas não posso deixar de lado essa incrível plataforma que querendo ou não , facilita muito a leitura além de nos informar com fontes confiáveis e com uma diversidade imensa de notícias diferentes e interessantes. Além de ter uma ótima variação de palavras sem repetição alguma, o que facilita na compreensão do texto com mais facilidade. Achei o texto muito interessante pois se trata de algo que nos devemos saber atualmente além de nos mostrar o tanto que o nosso mundo tem preconceito por conta da cor da pele de uma pessoa Formiga Mg

  • Augusto

    1 ano atrás

    Achei muito interessante esta reportagem sobre a adoção de crianças e adolescentes.

  • Bernardo

    1 ano atrás

    Eu gostei da plataforma pois sensibiliza as pessoas e ajuda as crianças sem lar a conseguir uma nova família. Formiga-MG

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido