O trabalho foi publicado na revista Frontiers for Young Minds, tem a colaboração de jovens entre 8 e 15 anos
O Instituto Butantan (instituição de pesquisa em saúde pública e divulgação científica do governo do Estado de São Paulo) divulgou, em 1º de agosto, que um grupo de pesquisadores da plataforma Zebrafish, pertencente ao instituto, publicou um artigo científico na Frontiers for Young Minds, revista revisada e editada com a ajuda de jovens entre 8 e 15 anos.
O estudo, de fevereiro, analisou a molécula TnP, encontrada no veneno do peixe niquim (de nome científico Thalassophryne nattereri), comprovando que ela é capaz de exercer efeitos terapêuticos contra doenças como asma.
A Frontier for Young Minds é uma publicação dedicada à divulgação científica entre crianças e adolescentes. Em entrevista ao Joca, Guilherme Lucas, professor de neurofisiologia na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e editor da revista, explicou um pouco mais sobre o projeto. “É muito legal ter esse bate-papo com crianças e adolescentes. É um desafio escrever um artigo científico de um jeito que uma criança consiga entender, dando o contexto necessário. Mas, às vezes, nessa conversa surgem coisas que a gente nem tinha imaginado”, disse Guilherme. “Tem coisas que a criança consegue relacionar com diversos outros assuntos, e isso te dá muitas novas ideias sobre como explicar algo”, completou.
Para Monica Lopes-Ferreira, Carla Lima e Rodrigo Disner, doutores e pesquisadores na plataforma Zebrafish e autores do estudo, ter o texto editado por crianças de 8 a 9 anos foi recompensador. “Todo este processo foi muito importante por ter nos estimulado a contar sobre essa descoberta de uma maneira acessível e clara, levando a pesquisa para um grande público, que geralmente não compreende a linguagem científica técnica”, declararam ao Joca.
Glossário
Molécula: conjunto de átomos (menor partícula de um elemento químico) que forma diferentes substâncias e matérias.
Fontes: BBC, Frontiers for Young Minds, G1 e Instituto Butantan.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.