No dia 14 de maio, os países asiáticos Bangladesh e Myanmar registraram a passagem do ciclone Mocha, o mais intenso na região em mais de dez anos.  Os ventos chegaram a 195 quilômetros por hora, causando, até o fechamento desta edição, mais de 80 mortes em Myanmar.

O ciclone também gerou dificuldades na comunicação, o que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), prejudica a análise do tamanho da destruição do Mocha. Contudo, ainda de acordo com a ONU, mais de 5 milhões de pessoas podem ser afetadas de alguma maneira.

Em resposta ao desastre, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou o envio de suprimentos de comida para mais de 400 mil pessoas. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que equipes médicas estão de prontidão para atender as vítimas. 

#pracegover: imagem de satélite do planeta Terra mostra o ciclone Mocha, classificado no nível 5, aproximando-se de Bangladesh e Myanmar, em 13 de maio. Crédito de imagem: reprodução

O que são ciclones e suas categorias?
Ciclones são massas de ar em movimento giratório que causam fortes ventos e tempestades. Eles são classificados em categorias de 1 a 5, de acordo com a velocidade dos ventos. O nível 5 é o mais intenso, caso do Mocha. 

INUNDAÇÕES CAUSAM O DESLOCAMENTO DE 200 MIL PESSOAS NA SOMÁLIA
Fortes chuvas levaram o rio Shebelle, na cidade de Beledweyne, Somália, a transbordar, afetando ao menos 460 mil pessoas. Mais de 200 mil delas tiveram que sair de casa. Em 14 de maio, a ONU informou que 22 pessoas morreram em decorrência das inundações. Em março deste ano, o país já havia lidado com temporais em que 14 pessoas perderam a vida. De acordo com especialistas, as mudanças climáticas fazem com que esses fenômenos sejam mais frequentes. 

MUNDO TERÁ RECORDE DE CALOR NOS PRÓXIMOS ANOS, DIZ ESTUDO
Um levantamento divulgado em 17 de maio pela Organização Meteorológica Mundial (entidade ligada à ONU) afirmou que, nos próximos cinco anos, a Terra deve atingir o recorde de calor já registrado. A estimativa é de que a temperatura média anual suba 1,5 grau Celsius (ºC). 

Segundo a entidade, isso se deve à combinação da chegada do fenômeno El Niño (saiba mais na edição 202) com as mudanças climáticas. Para o Brasil, o órgão prevê que a Amazônia terá menos chuvas, o que pode impactar a agricultura no país. 

Fontes: UOL, ONU, Veja, DW Brasil e Estadão. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 206 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • GABRIEL HENRIQUE MACIEL CRUZ

    10 meses atrás

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Amo o jornal joca, queria ter uma materia só sobre mim!

  • Jornal Joca

    10 meses atrás

    Oi, Gabriel. Tudo bom? Que legal! Gostamos de saber que você ama o Joca. Existem muitas formas de participar do jornal, como no "o que eu penso sobre" e no "repórter mirim". Por favor, envie um e-mail para joca@magiadeler.com.br para acertamos como será a sua participação. Até mais!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido