17 mil pessoas tiveram de deixar suas residências no Rio Grande do Sul. Créditos de Imagem:[Defesa Civil/RS]

Desde o dia 15 de novembro, o estado do Rio Grande do Sul (RS) vem enfrentando uma forte onda de chuvas e tempestades. Foram confirmadas cinco mortes em decorrência das enxurradas e, segundo a Defesa Civil, 63 pessoas estão feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Cerca de 194 mil foram afetadas pelas inundações e vendavais, com aproximadamente 17 mil tendo de deixar a casa em que moram.

Ao todo, foram 136 cidades do estado atingidas pelas chuvas e que registraram a ocorrência de diferentes tipos de dano. Uma das regiões mais afetadas, o Vale do Taquari (que abrange 40 municípios), sofre novamente com as consequências de tempestades após as inundações de setembro, que também afetaram severamente o território no que foi considerado o maior desastre natural na história do RS. Com o deslizamento de terra e as enchentes, muitas pessoas acabam ficando ilhadas e sem locomoção. Segundo a Defesa Civil estadual, a diferença entre as chuvas de agora no Sul e as de setembro é a velocidade: enquanto as anteriores aconteceram de maneira intensa em curto período, as enchentes atuais surgiram por meio de uma elevação gradual do nível dos rios.

Em razão das chuvas de agora, diversas estradas do estado estão interditadas. O prefeito de Muçum, cidade pertencente ao Vale do Taquari, declarou que o município precisa de doações de itens de higiene, além de água. Outras cidades também necessitam do apoio de voluntários.

Moradores recebem água após enchentes no Rio Grande do Sul. Crédito de imagem: Defesa Civil/RS

“Continuo acompanhando as ações da Defesa Civil junto aos municípios impactados pelas chuvas dos últimos dias. Além de resgates, partimos para ações de restabelecimento de energia, telecomunicações e desobstrução de vias, com equipes da brigada, dos bombeiros e apoio do exército”, publicou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na rede social X. O governador sobrevoou, na tarde do dia 20, alguns dos locais mais impactados pelas enchentes. 

Santa Catarina também foi afetado, com 67 municípios em estado de emergência e três vítimas fatais. O estado registrou a passagem de um tornado na comunidade de Cedro, em Urupema.

O que são tornados?

Esses fenômenos costumam se formar quando ocorre uma tempestade intensa e o ar frio e seco se choca com o ar quente e úmido. O contraste entre as massas quente e fria leva ao surgimento de um tipo de nuvem em formato de cone que faz movimentos de redemoinho e atinge o solo, causando destruição por onde passa. A velocidade do vento pode variar entre 100 e mais de 300 quilômetros por hora. Um tornado costuma durar minutos, mas há casos raros de algumas horas.

Fontes: Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, G1 e Agência Brasil. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido