Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Cerca de 66 anos após deixar oficialmente as quadras de basquete, George Mikan, ex-jogador do time norte-americano Los Angeles Lakers, teve sua camisa aposentada, em 30 de outubro. Isso significa que o número 99, usado por ele, não poderá pertencer a outro jogador do time.

Esse tipo de homenagem é prestado aos principais astros do basquete. No Lakers, foi dada a apenas 11 atletas na história, como Kobe Bryant e Shaquille O’Neal. Mikan foi um dos primeiros superastros na National Basketball League (a liga nacional de basquete dos Estados Unidos, ou NBA).

Enquanto Mikan jogava, o time dele foi cinco vezes campeão da NBA e da BAA (Associação de Basquete da América, organização que deu origem à liga atual) e ele foi considerado o jogador mais valioso (MVP, na sigla em inglês) da temporada em 1948.

O astro também foi quatro vezes um dos All-Stars da liga (partida comemorativa em que as principais estrelas do basquete representam seus times). A homenagem foi dada 17 anos após a morte de Mikan, que ocorreu em 1º de junho de 2005.

Fontes: ESPN, Folha de S.Paulo, Lakers e Torcedores.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido