Evento foi sediado em Belém (Pará). Crédito de imagem: Roberto Castro/Mtur/Fotos Públicas/reprodução

Nos dias 8 e 9 de agosto, é realizada, em Belém, capital paraense, a Cúpula da Amazônia, um encontro entre os países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), fundada em 1978 e, atualmente, o único bloco socioambiental da América Latina. Um dos principais temas do encontro será a meta do desmatamento zero (uma proposta que pretende zerar a deflorestação legal e ilegal em todo o território amazônico até o ano de 2030).

Amazônia: a floresta amazônica está localizada na América do Sul e atravessa territórios do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Destes, apenas a Guiana Francesa não faz parte do tratado.

Representantes de diferentes povos indígenas da Amazônia marcam presença durante a cúpula. Crédito de imagem: Roberto Castro/ Mtur/Fotos Públicas/reprodução

Essa é a primeira vez que o encontro volta a acontecer depois de 14 anos sem atividades. Além de autoridades dos países que compõem a floresta amazônica, foram convidados representantes da Indonésia, República do Congo e República Democrática do Congo — detentores de grandes florestas tropicais (tipo de ecossistema com altas temperaturas, clima úmido e vegetação própria) — e nações europeias que costumam apoiar financeiramente projetos e iniciativas em prol da Amazônia, como Alemanha, Noruega e França.

A ideia é que, ao final, os líderes da Otca assinem a Declaração de Belém, que estabelece uma união entre os países a favor do desenvolvimento social, econômico e sustentável da região amazônica. A organização também deve levar os principais assuntos debatidos durante o encontro para a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre no fim do ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Fontes: governo federal, Otca, Desmatamento Zero, Embrapa e Agência Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido