No dia 17 de outubro, a revista France Football realizou, em Paris, capital francesa, seu tradicional evento Bola de Ouro, premiando os melhores jogadores de futebol do mundo da última temporada (de agosto de 2021 a julho de 2022). Os principais destaques foram a espanhola Alexia Putellas, premiada como melhor jogadora, e o francês Karim Benzema, melhor jogador.

Foi a primeira vez que Benzema, atleta do time espanhol Real Madrid, recebeu o prêmio. Aos 34 anos, o atacante é descendente de argelinos e teve uma temporada vitoriosa ao ganhar o Campeonato Espanhol, a Champions League e a Supercopa da Espanha.

Entre as mulheres, Alexia Putellas, 28 anos, meia do também espanhol Barcelona, confirmou o favoritismo e levou o prêmio pela segunda vez seguida para casa, tornando-se recordista na categoria feminina (criada em 2018).

#pracegover: Alexia Putellas usa um vestido de alça preto e coberto por strass. Nas mãos, ela segura o troféu: uma bola dourada com detalhes em prata. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images
#pracegover: Karim Benzema veste terno todo preto e, por baixo, uma camisa branca. Nas mãos, segura o troféu: uma bola dourada com detalhes em prata. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images

Além da premiação de melhor jogador e jogadora, há outras categorias no Bola de Ouro. Neste ano, umas delas aconteceu pela primeira vez: o Prêmio Sócrates, para homenagear futebolistas que atuam com projetos sociais. O troféu foi entregue a Sadio Mané, atacante de Senegal que construiu uma escola na região em que nasceu e doou milhares de reais ao governo do país africano para ajudar no combate à covid-19.

O que é o Bola de Ouro?
A premiação foi criada em 1956 e, entre 2010 e 2015, foi realizada em parceria com a Fifa. Até 1994, o prêmio era destinado apenas para jogadores nascidos na Europa. Com essa regra, ídolos do esporte, como o brasileiro Pelé e o argentino Diego Maradona, não tiveram a oportunidade de concorrer enquanto jogavam.

Contudo, em 2015, a France Football fez uma revisão histórica no Bola de Ouro, incluindo atletas de todas as nacionalidades. Com a alteração, Pelé foi reconhecido e se tornou o maior g a n h a d o r d o prêmio de melhor jogador, ao lado de Messi, com sete deles.

Fontes: G1, GE, SporTV e O Tempo. 


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido