Arquipélago de ilhas pode ser completamente submerso em décadas
No dia 10 de novembro, o primeiro-ministro da Austrália assinou um acordo assegurando que o país irá permitir que os 11.200 mil habitantes do arquipélago (conjunto de ilhas) Tuvalu vivam na Austrália. O território está ameaçado pela elevação do nível do mar, que sobe cada vez mais, em virtude das mudanças climáticas e do aumento das temperaturas globais. Caso o cenário se mantenha, Tuvalu pode ser completamente submerso em um período de décadas. O território possui apenas 26 quilômetros (km) e fica localizado no sul do Oceano Pacífico.
“Acreditamos que a população de Tuvalu merece poder viver, estudar e trabalhar em outro lugar, à medida que o impacto da mudança climática se agrava”, declara um comunicado sobre o acordo divulgado pelos dois governos (Tuvalu e Austrália). O tratado que oferece refúgio climático agora precisa ser ratificado pelas duas partes: ou seja, ser validado oficialmente com leis.
Kausea Natano, primeiro-ministro do arquipélago, também assinou o tratado. Em setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kausea declarou que “Tuvalu sempre será um país, mesmo debaixo d’água”. O território, que fica a aproximadamente 4 mil km da Austrália, estende-se a menos de 5 metros acima do nível do mar. Por isso, com o aumento das marés pelo aquecimento global, o conjunto de nove ilhas pode desaparecer completamente. O derretimento de geleiras, por exemplo, é um fator para a elevação do nível dos oceanos.
O tratado assinado pela Austrália permitirá a entrada de 280 imigrantes por ano. Além disso, prevê investimentos do país australiano em estrutura e segurança militar para Tuvalu. Os habitantes de Tuvalu poderão estudar, trabalhar e utilizar o sistema de saúde da Austrália.
Atualmente, o arquipélago já sofre com o nível das marés, perdendo áreas de plantio e extensões de território. Inclusive, para manter o patrimônio cultural e a definição como país, mesmo caso desapareça, Tuvalu está criando uma ilha no metaverso, ambiente digital de realidade virtual. O arquipélago também cobra constantemente a posição de países mais desenvolvidos em relação a ações ambientais para o combate ao aquecimento global.
Glossário:
Premiê/primeiro-ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista, como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).
Refúgio climático: situação em que habitantes de determinados países precisam ser abrigados em outra nação em decorrência de condições climáticas impróprias para a sobrevivência.
Fontes: O Globo, Jornal Hoje, UOL, BBC e Tilt.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.