Francisco Vera fundou o movimento Guardiões Pela Vida. Crédito de imagem: divulgação

Em 5 de setembro, quando se celebra o Dia da Amazônia, Francisco Vera, ativista ambiental colombiano de 14 anos, esteve no Brasil. O jovem é fundador do movimento Guardiões Pela Vida, que já tem a participação de cerca de 700 jovens de todo o mundo. O grupo se mobiliza para defender pautas ambientais e de direitos humanos.

Durante a visita, Francisco entregou para Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a “Declaração da esperança”, documento que reúne pedidos sobre ações ambientais para evitar as consequências das mudanças climáticas.

“A primeira coisa que nós, jovens e crianças, precisamos criar para começar a lutar pelos direitos ambientais é a tomada de consciência. Então, começamos a atuar. É uma responsabilidade pessoal e coletiva: cada pessoa tem seu papel, assim como o governo. É muito mais importante pensar no coletivo, saber que essa responsabilidade também precisa de justiça”, declarou Francisco ao Joca

Para o jovem, os direitos ambientais também são direitos humanos das crianças enquanto cidadãs e, por isso, devem ser reivindicados. “Nós crianças, como pessoas, também temos nossos direitos e o dever de reclamá-los. Agora mesmo, estamos vivendo uma crise climática e problemas ambientais realmente graves para nossa sociedade. Temos o direito de um meio ambiente sustentável, limpo e com dignidade, mares limpos e a preservação de florestas. Por isso, as crianças devem lutar por esses direitos, principalmente porque é sobre o nosso futuro”, ressaltou ele. 

O interesse de Francisco pelo tema começou em 2019, depois que ele viu notícias sobre incêndios florestais na Amazônia. Em razão das ameaças que recebe pelo seu trabalho, ele vive na Espanha com a família. O ativista também é o primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática para a América Latina e o Caribe, nomeado pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef). 

“O principal objetivo do movimento Guardianes por la Vida [Guardiões Pela Vida, em espanhol] é trazer um grito de esperança para aqueles que respeitam todas as formas de vida, é levar a educação ambiental. Para mim é um orgulho fazer com que crianças tomem consciência e, a partir desses processos, influenciem a política ambiental”, completou Francisco. 

Crianças têm direito a um meio ambiente limpo, diz ONU

No dia 28 de agosto, o Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) dos Direitos da Criança publicou um tratado internacional afirmando que todas as crianças têm direito a um meio ambiente limpo e saudável. Duas semanas antes, uma juíza de Montana, Estados Unidos, decidira a favor de jovens que entraram na Justiça contra o estado por não cuidar bem do meio ambiente (clique aqui para saber mais na edição 210). Mais de 16 mil crianças participaram da criação do tratado da ONU, órgão sediado em Nova York, Estados Unidos.



Fontes: Agência Brasil, O Globo, Agência Brasil, BBC, Brasil de Fato, Brasil Escola, Glocal Experience e Guardianes por la Vida.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Eduarda Marchiori Nicolay Santos

    6 meses atrás

    eu sou a duda e amo o joca ,beijossssss

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido