Vento-Buenos-Aires-Argentina
Imagem de vídeo mostra a força dos ventos durante a tempestade que atingiu a Argentina. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

No fim de semana dos dias 16 e 17 de dezembro, a região de Buenos Aires, capital argentina, foi atingida por uma forte tempestade acompanhada de ventos. De acordo com o Ministério de Energia da Argentina, na manhã do dia 18 de dezembro, 475 mil pessoas estavam sem energia elétrica na região metropolitana de Buenos Aires (ou seja, na capital e cidades próximas). Foi declarado feriado escolar em algumas áreas.

Durante o temporal, aviões chegaram a girar em decorrência da força dos ventos no Aeroparque Jorge Newbery — veja nos vídeos abaixo. As rajadas chegaram a 96 quilômetros por hora (km/h) na área do aeroporto, que precisou ser fechado em alguns momentos e sofreu danos também nas áreas internas. Em outros pontos, o vendaval atingiu até 150 km/h, de acordo com informações do governo do país.

Aeronave gira com a força do vento que atingiu o aeroporto em Buenos Aires
Uma escada chegou a ser arrastada pela força do vendaval
A parte interna do aeroporto também foi afetada

Em 16 de dezembro, a cidade de Bahía Blanca, no litoral, também foi atingida. Dezenas de pessoas ficaram feridas e 13 morreram após a queda do telhado de um local onde acontecia uma competição esportiva. “Infelizmente, o serviço de emergência confirma a morte de 13 pessoas no clube Bahiense del Norte”, disse comunicado do município. Além destas, duas pessoas morreram em outras cidades em consequência da tempestade.

Javier Milei, que tomou posse como presidente do país em 10 de dezembro, publicou nas redes sociais: “Pedimos a todos aqueles que estão em áreas de risco que permaneçam em casa”. Ele visitou Bahía Blanca no dia 17.

Publicação na página do Ministério da Defesa da Argentina na rede social X mostra visita do presidente Javier Milei, do ministro da Defesa e do comandante operacional das Forças Armadas do país a Bahía Blanca

A situação também atingiu o Uruguai, onde duas pessoas morreram na madrugada de 17 de dezembro em consequência de queda de árvores e desabamento de telhados.

Fontes: Estadão, G1, La Nación, Ministério de Energia da Argentina e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido