Um levantamento publicado na revista britânica Nature, em 24 de julho, aponta que nenhum fenômeno afetou tanto o planeta nos últimos dois milênios quanto o aquecimento global (saiba mais sobre o fenômeno na edição 22 do Joca). Feito por cientistas da Universidade de Berna, na Suíça, o estudo mostra que os últimos 150 anos foram o período em que a Terra mais esquentou desde o ano 1 d.C.

A principal conclusão da pesquisa é que o Período Quente Medieval — época durante a Idade Média com temperaturas altas, mais ou menos entre os anos de 800 e 1400 — não era mais quente do que o vivido atualmente. Durante aquele período, o calor ficava concentrado em regiões específicas, principalmente na Europa, enquanto hoje a mudança de clima ocorre em cerca de 98% do planeta. Dessa forma, apesar de algumas regiões terem registrado temperaturas mais quentes no passado, de modo geral a Terra estava mais fria.

Quer saber o quanto a sua cidade esquentou nos últimos dez anos e qual é a projeção para as temperaturas na próxima década? Acesse bit.ly/quanto-cidade-esquentou

Fontes: Folha de S.Paulo, Nature e Universidade de Berna.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido