O vírus monkeypox, que causa a varíola dos macacos. Foto: OMS/divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 25 de agosto, a importação do imunizante Jynneos (nome usado nos Estados Unidos, conhecido como Imvanex na União Europeia) e do medicamento tecovirimat, ambos contra a varíola dos macacos. Para chegar à decisão de que a vacina e o remédio são seguros e eficazes, a entidade estudou pesquisas da Agência Europeia de Medicamentos e da Agência Norte-Americana de Comidas e Medicamentos (EMA e FDA, respectivamente, nas siglas em inglês).

Em virtude do recente aumento no número de casos no país, a Anvisa optou por aprovar o uso dos itens mesmo eles ainda não tendo sido registrados no Brasil. A aprovação, por enquanto, é temporária – com duração de seis meses – e excepcional. Estados Unidos, Canadá e União Europeia são algumas das regiões que já estão aplicando esses medicamentos.

Enfermeira aplica imunizante contra a varíola dos macacos em paciente em Miami, nos Estados Unidos. Foto: Joe Raedle/Getty Images

A vacina, de acordo com a Anvisa, será aplicada apenas em quem tiver pelo menos 18 anos no Brasil em um primeiro momento. Já o remédio poderá ser usado para qualquer pessoa que pese 13 quilos ou mais (inclusive crianças e adolescentes).

O primeiro lote com os medicamentos aprovados deve chegar ao Brasil em setembro. A estimativa é de que, de início, cheguem 50 mil doses: 25 mil do Jynneos e 25 mil do tecovirimat.

Fontes: Agência Brasil, Canaltech e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Lineker de Lucas Santos

    1 ano atrás

    No momento tão crucial como que estamos atravessando é muito bom receber notícias animadoras e saber que a ciência se sepera a cada dia.

  • mariana

    1 ano atrás

    amei esta materia

  • aluno.somar8

    1 ano atrás

    legal ter agora a vacina e o medicamento para a prevençao da variola dos macacos

  • CAMILA FELICISSIMO SOARES

    1 ano atrás

    muito legal essa materia

  • Aluno EC 3

    1 ano atrás

    matéria boa

  • CAMILA FELICISSIMO SOARES

    1 ano atrás

    concordo com você

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido