Crédito de imagem: Luis Alvarez/Getty Images/reprodução

O Ministério da Saúde anunciou, em 21 de dezembro, a incorporação do imunizante Qdenga — vacina contra a dengue desenvolvida no Japão — ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram compradas cerca de 5 milhões de doses para 2024, com o início de entrega previsto para fevereiro (veja abaixo o cronograma de entrega proposto pelo Takeda, laboratório fabricante). A vacina foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável por avaliar novos medicamentos, procedimentos e produtos disponíveis no SUS.

Imunizante: medicamento que promove a defesa do organismo contra futuras infecções de determinados microrganismos, como vírus.

Sistema Único de Saúde (SUS): sistema público (ou seja, de acesso gratuito à população) de saúde do Brasil, criado, em 1988, pela Constituição Federal (conjunto de leis que rege um país).

Segundo nota publicada pelo Ministério da Saúde, a definição de quais grupos prioritários poderão se vacinar nos próximos meses acontecerá até o início de 2024. Isso porque, segundo a própria fabricante, a quantidade de doses disponíveis da Qdenga ainda é limitada, portanto o calendário vacinal deve priorizar pessoas e regiões de maior risco.

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que, em um país como o Brasil, é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS”,

explicou em nota a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Joca-201-colecao-dengue
Coleção sobre a dengue publicada na edição 201 do Joca. Clique na imagem para ampliar. Crédito de imagem: Joca

Cronograma de entrega da vacina contra a dengue proposto pela Takeda

Fevereiro: 460 mil doses

Março: 470 mil doses

Maio: 1,650 milhão de doses

Agosto: 1,650 milhão de doses

Setembro: 431 mil doses

Novembro: 421 mil doses

O que é Qdenga?

A Qdenga é uma vacina desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é o primeiro imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas que nunca tiveram dengue. Antes, a única vacina contra a doença disponível no Brasil era a Dengvaxia, indicada apenas para quem já contraiu o vírus — ela tem como função evitar formas graves da dengue no caso de uma reinfecção. 

Leia, clicando no quadro abaixo, a matéria publicada pelo Joca sobre a aprovação da Qdenga feita pela Anvisa em março de 2023.

A Qdenga é recomendada para indivíduos entre 4 e 60 anos e será aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Tanto as pessoas que já tiveram a doença como quem nunca contraiu o vírus podem se vacinar com o imunizante. A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), considera a faixa etária entre 6 e 16 anos como a ideal para a introdução dessa vacina.

Fontes: Ministério da Saúde, Agência Brasil, OMS e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido