No dia 30 de outubro, foi realizada em Paris, na França, a premiação Bola de Ouro, da revista France Football, que escolhe os destaques do ano no mundo do futebol. O título de melhor jogador foi entregue ao argentino Lionel Messi, atualmente atleta do Inter Miami (Estados Unidos). Ele recebeu o prêmio pela oitava vez. Entre as mulheres a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona (Espanha), que levou o troféu pela primeira vez.

Pelo masculino, o norueguês Erling Haaland (Manchester City) e o francês Kylian Mbappé (PSG) completaram o top três. O único brasileiro a aparecer no ranking foi Vinicius Júnior (Real Madrid), em sexto. Essa é a melhor posição do país desde 2017, quando Neymar ficou em terceiro lugar.

Na competição feminina, a australiana Sam Kerr (Chelsea) ficou em segundo lugar e a espanhola Salma Paralluelo (Barcelona) em terceiro. O Brasil apareceu com apenas uma representante: Debinha (Kansas City Current), na 28ª posição.

#pracegover: Aitana usa vestido preto e segura o troféu dourado, em formato de bola. Crédito de imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images



Campeões
Messi foi o capitão do time vencedor da Argentina na Copa do Mundo de 2022. Em seu discurso no Bola de Ouro, ele agradeceu aos companheiros da seleção e definiu o prêmio como um “grande presente para toda a Argentina”. 

O prêmio para Aitana Bonmatí era esperado, pois a atleta havia sido eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo feminina 2023. Ela destacou a importância do trabalho em equipe no futebol: “Gostaria de dizer que o time sempre vem em primeiro lugar. Esse tipo de premiação não acontece se a equipe não tiver bom desempenho”, afirmou.

#pracegover: Lionel Messi usa terno preto, camisa branca e gravata borboleta preta. Ele segura o troféu dourado no formato de bola de futebol. Crédito de imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Vini Jr. recebe Prêmio Sócrates
Dentro do Bola de Ouro, há uma categoria chamada Prêmio Sócrates, que contempla ações sociais realizadas por jogadores que promovem a solidariedade. O brasileiro foi reconhecido em 2023 pelo trabalho desenvolvido no Instituto Vini Jr., criado e presidido por ele.

A entidade promove a educação de crianças e jovens aliada à prática do futebol, além de capacitar educadores no ensino antirracista. Nos últimos anos, Vini Jr. vem cobrando de instituições e autoridades do futebol políticas de combate ao racismo após ser alvo de diversos ataques durante partidas (saiba mais na edição 207).

#pracegover: Vini usa camisa preta e blazer vermelho. Ele esta parado diante de um púlpito, no qual está o troféu, um disco azulado e dourado. Crédito de imagem: Getty Images

Outras categorias

Troféu Yashin (melhor goleiro): o argentino Emiliano Martínez (Aston Villa).

Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): o norueguês Erling Haaland (Manchester City).

Troféu Kopa (melhor jovem, sub-21): o britânico Jude Bellingham (Real Madrid).
Clube do ano: Barcelona (feminino) e Manchester City (masculino).

Em “Coleção”, conheça os dez jogadores e jogadoras de futebol mais premiados na história.

Fontes: Agência Brasil, ESPN, Globo Esporte e UOL.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido