Por Vinicius Marques

Nas últimas semanas, o Acre tem enfrentado alagamentos severos. Em 23 de fevereiro, o estado publicou um decreto de alerta para todo o território. Até o fechamento desta edição, dos 22 municípios acrianos, apenas Bujari, Acrelândia e Senador Guiomard não haviam declarado situação de emergência, que permite que o governo utilize recursos financeiros complementares para conter danos e ajudar vítimas.

As enchentes são causadas, sobretudo, pelo transbordamento incomum de rios e igarapés (cursos de água conectados a um principal). Em entrevista ao Joca, o meteorologista Sidney Abreu, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que o período chuvoso da região (entre novembro e abril) apresentou média dentro da normalidade. “O caso da enchente do rio Acre neste ano está relacionado aos acumulados de chuvas nas nascentes, na região dos Andes. Por consequência, o efeito é sentido na bacia do rio Acre”, explica ele.

#pracegover: Imagem aérea da cidade toda coberta pela água. Crédito de imagem: PEDRO DEVANI_SECOM

Segundo Waldemir Lima dos Santos, especialista em hidrogeomorfologia (estudo da interação entre água e relevos) da Amazônia e professor da Universidade Federal do Acre, uma das possíveis razões para a irregularidade das chuvas é o El Niño. “Este ano, as chuvas atrasaram devido a esse mecanismo (…), de modo que vieram a se concentrar agora no fi m de fevereiro”, diz. “Mas não foi só uma questão da ocorrência de chuva, até porque elas estão ocorrendo dentro da normalidade.”

Para Waldemir, outro fator que contribuiu foi o desmate irregular de florestas, substituídas indevidamente por áreas de pastagem ou agricultura. “Quando a água cai na superfície [de áreas que deveriam ter permanecido florestais], a tendência é de que não haja um processo de infiltração eficiente da chuva no solo. Ela, então, chega mais rápido aos cursos de água, promovendo picos repentinos de cheias.” Segundo o professor, a água da chuva acaba carregando consigo materiais como argila e outros sedimentos para dentro do rio, promovendo seu assoreamento.

COMO IMPEDIR QUE NOVAS ENCHENTES EXTREMAS OCORRAM? 

Para o especialista em hidrogeomorfologia Waldemir dos Santos, a melhora do cenário depende de diferentes medidas. É preciso que os governos municipais fiscalizem com eficácia o território acriano, impedindo que zonas florestais sejam derrubadas ilegalmente. O Estado deve garantir que a população não construa moradias em áreas com maiores riscos de alagamento. De acordo com o estudioso, as mudanças climáticas também intensificam tragédias como essas, por isso é importante a aplicação de políticas para reduzir a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs).

AJUDA AOS ATINGIDOS 

Por meio da campanha Juntos Pelo Acre, o governo estadual está arrecadando fundos para a doação de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e itens de higiene para as pessoas afetadas. Além disso, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), foram abertos 110 abrigos para desabrigados das 14 cidades em estado mais crítico. O total de pessoas atingidas, entre desabrigadas e desalojadas (que precisam sair de casa, mas ficam com amigos ou parentes), passa de 120 mil.

RECORDES DE CHEIA DO RIO ACRE, EM RIO BRANCO (AC)*

1° – 18,40 METROS | 4 DE MARÇO DE 2015
2° – 17,85 METROS | 5 DE MARÇO DE 2024
3° – 17,78 METROS | 4 DE MARÇO DE 2024
4° – 17,72 METROS | 3 DE ABRIL DE 2023
5° – 17,66 METROS | 14 DE MARÇO DE 1997 5
6° – 17,60 METROS | 25 DE FEVEREIRO DE 2012
7° – 17,11 METROS | 17 DE FEVEREIRO DE 1988
8° – 17,01 METROS | 12 DE MARÇO DE 2014
9° – 16,90 METROS | 26 DE DEZEMBRO DE 1978
10° – 16,86 METROS | 4 DE ABRIL DE 1974

#pracegover: imagem do gráfico contendo os dados divulgados

Glossário

ASSOREAMENTO: acúmulo de sedimentos, lixo e outros materiais em corpos de água. É um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana, colaborando para a formação de enchentes. 

EL NIÑO: fenômeno natural que aquece o Oceano Pacífico, podendo provocar furacões e tempestades. No Brasil, afeta o regime de chuvas. 

GASES DE EFEITO ESTUFA (GEES): gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). Ao ser liberados (por meios de transporte ou indústrias, por exemplo), eles sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido