Competição que abre a temporada anual dos torneios de tênis, o Australian Open (ou Aberto da Austrália) ocorreu entre 15 e 29 de janeiro, na cidade de Melbourne. O torneio foi marcado pela vitória do sérvio Novak Djokovic, que voltou a ser o número 1 do mundo, e pela conquista de Luisa Stefani e Rafa Matos, a primeira dupla totalmente brasileira a ganhar um Grand Slam.

Brasileiros já haviam conquistado por seis vezes o título de duplas mistas (formadas por um homem e uma mulher) em Grand Slams, mas sempre com atletas de outros países. Agora, Luisa Stefani e Rafa Matos fizeram história com o troféu.

#pracegover: Luisa Stefani e Rafael Matos estão jogando tênis. A quadra é azul, com marcações no solo na cor branca. Luiza, que está mais a frente arremesando a bola com a raqueta na mão, usa um vestido verde com detalhes em azul e um tênis branco. Rafael está ao fundo, também com uma raquete na mão. Ele veste camiseta azul, short branco, tênis azul e meia branca. Crédito de imagem: Cameron Spencer/Getty Images

A final, disputada no dia 26, contra os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, terminou em 2 sets a 0 para os brasileiros. A vitória teve um significado ainda mais especial para Luisa, já que a medalhista olímpica ficou mais de um ano afastada das competições após uma lesão no joelho. Depois de voltar aos torneios, em setembro, ela já soma três títulos.

Na modalidade simples feminino do Aberto, a belarussa Aryna Sabalenka, de 24 anos, conquistou o primeiro Grand Slam da carreira após vencer Elena Rybakina, do Cazaquistão, por 2 sets a 1.

Entre os homens, Novak Djokovic chegou ao décimo título do Australian Open após ganhar por 3 sets a 0 do grego Stefanos Tsitsipas. Com o feito, ele voltou a ocupar o posto de tenista número 1 do mundo. Essa conquista do sérvio veio depois de ele ser impedido de competir na Austrália, em 2022, por não ter se vacinado contra a covid-19.

#pracegover: Novak Djokovic usa camiseta verde e short bege. Ele segura o troféu do campeonato e está em frente a um grande número 1. Crédito de imagem: Kelly Defina/Getty Images

Fontes: ESPN, Globo Esporte e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido