Por Helena Rinaldi

O Ministério da Saúde divulgou, em 6 de agosto, uma lista com os 43 municípios brasileiros onde os casos de sarampo estão crescendo. Eles ficam em três estados: Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O órgão recomendou que crianças de 6 meses a menores de um ano que forem viajar para locais com surto da doença sejam vacinadas com 15 dias de antecedência da data da viagem.

Segundo o infectologista Celso Granato, do Grupo Fleury, a razão para o surto está no fato de muitas pessoas estarem desprotegidas. “Já faz mais de 20 anos que vivemos a última epidemia de sarampo. Então, houve um pouco de descuido com a vacinação. Por isso, a maioria das pessoas que estão tendo sarampo agora não foi vacinada ou tomou uma dose só quando deveria ter tomado duas”, explica.

Sarampo Crianca toma vacina no braco. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
#pracegover: Criança, vestindo regata branca com estampa em azul e cor-de-rosa, sentada no colo de um adulto, toma vacina no braço esquerdo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

No estado de São Paulo, uma campanha de vacinação está sendo realizada em seis municípios até 16  de agosto: Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, jovens entre 15 e 29 anos e profissionais da área da saúde. Quem não tem certeza de ter tomado a vacina ou quantas doses recebeu também deve consultar um posto de saúde.

O que é o sarampo?

O sarampo é causado por um vírus, e os principais sintomas da doença são febre, manchas vermelhas na pele e brancas na boca. O sarampo faz com que as bactérias que estão no nosso organismo possam causar outras doenças. Normalmente, essas bactérias são controladas pela defesa do corpo, chamada sistema imunológico. Mas o sarampo “ataca” esse sistema e nos deixa menos protegidos. A doença pode levar à morte. De acordo com o calendário nacional de vacinação, crianças devem tomar duas doses da vacina para ficarem protegidas: uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de vida.

Acesse para ver a lista dos municípios com surto de sarampo: bit.ly/municipios-sarampo.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido