…SÃO PRODUZIDAS POR SERES VIVOS? Animais aquáticos, como moluscos, confeccionam a estrutura da concha (também chamada de exoesqueleto) para se proteger de predadores.

…COLETAR CONCHAS NA PRAIA PODE AFETAR O ECOSSISTEMA? Além de servir de moradia para outros animais, a concha vazia libera uma substância chamada carbonato de cálcio, que enriquece o habitat marinho. No Brasil, quem remove materiais de ambientes aquáticos sem autorização pode receber uma pena de um a três anos de prisão.

#pracegover: caneca branca cheia de conchas

…DEPOIS QUE UM ANIMAL MORRE, A CONCHA DELE PODE SER REUTILIZADA POR OUTRA CRIATURA? Os caranguejos-eremitas, por exemplo, carregam uma concha para se proteger de outros bichos e manter o corpo úmido quando estão na superfície.

#pracegover: dois caranguejos-eremitas parados lado a lado

…É POSSÍVEL ESCUTAR UM SOM PARECIDO COM O DO MAR AO COLOCAR ALGUMAS CONCHAS PRÓXIMO AO OUVIDO? Isso acontece em conchas que têm o interior em formato de espiral, que reverbera e ecoa ruídos do ambiente, causando a ilusão auditiva.

#pracegover: concha em areia de praia. Crédito de imagem: WIN INITIATIVE/NELEMAN_GETTYIMAGES, DAGMARA DOMBROVSKA_UNSPLASH

FONTES: CONQUILIOLOGISTAS DO BRASIL, G1, CURIOSIDADES DE UBATUBA, ORLA RIO, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, R7 E SUPERINTERESSANTE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido