Uma equipe de pesquisadores de diversos países publicou na revista científica Plos Genetics, em 27 de julho, um estudo que revela o retorno à vida dos vermes que ficaram mais tempo congelados na história. Segundo os cientistas, esses nematoides passaram cerca de 46 mil anos congelados e voltaram à atividade após serem reidrata- dos em laboratório. 

Os vermes foram encontrados, em 2018, a 40 metros de profundidade no solo congelado da Sibéria, região pertencente à Rússia, onde já se registrou temperatura inferior a 60 graus Celsius (ºC) negativos. Para sobreviver ao frio extremo, eles ativaram a criptobiose, um estado em que pausam todas as atividades metabólicas, reativadas apenas quando as condições retornam à normalidade. Com a criptobiose, esses vermes conseguem viver em temperaturas extremas, sem água e até sem oxigênio. 

Philipp Schiffer, cientista e um dos autores do estudo, mostrou-se surpreso com a capacidade desses seres vivos de passar tanto tempo pela criptobiose. Agora, os pesquisadores querem investigar mais esse processo para entender como poderia ser útil a outros seres vivos: “Podemos obter conhecimentos que podem nos dar informações para talvez salvar espécies ameaçadas e pensar em medidas de proteção e coisas do gênero”, explicou Schiffer. 

O pesquisador não negou a possibilidade de os seres vivos descongelados carregarem consigo organismos, como vírus e bactérias, que já não são mais encontrados no planeta. Contudo, Schiffer alega que dificilmente algum desses seres seja perigoso à vida humana. 

#pracegover: ilustração em preto e branco de um verme de corpo comprido. Crédito de imagem: Plos Genetics

Glossário

Atividades metabólicas: reações químicas existentes em todos os seres vivos que garantem energia e nutrientes para a sobrevivência. 

Nematoides: vermes com o corpo em formato cilíndrico de ao menos 0,3 milímetro de comprimento. 

Fontes: BBC Brasil, Embrapa, G1, National Geographic e Plos Genetics. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido