O rei Charles III e a rainha Camilla no Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra, após a coroação, em 6 de maio. Crédito de imagem: Christopher Furlong/Getty Images

O primeiro fim de semana de maio foi marcado pela cerimônia de coroação do rei Charles III e da rainha Camilla, do Reino Unido. A programação se estendeu entre os dias 6 e 8. A reportagem completa sobre a celebração você confere na edição 205 do Joca. A seguir, veja uma linha do tempo com momentos marcantes na história da monarquia britânica.

Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Século 9 | O início

Estudos mostram que a monarquia britânica surgiu no século 9, com reis da chamada casa Saxônica, que governaram a atual Inglaterra por mais de quatro séculos.

1215 | Carta Magna

Tipo de texto constitucional, estabeleceu uma nova relação entre a nobreza britânica e o rei. O monarca não poderia mais, por exemplo, alterar leis sem consultar um grupo composto por pessoas da nobreza e do clero (da igreja).

1337-1453 | Guerra dos Cem Anos

Entre os séculos 14 e 15, a Inglaterra viveu um conflito territorial contra a França pelo domínio da região de Flandres, que hoje pertence à Bélgica, chamado Guerra dos Cem Anos. Foi um período marcado por uma forte crise e pela fome na Europa. O poder monárquico enfraqueceu e, assim, surgiram diferentes revoltas camponesas na Inglaterra.

Em 1453, ao fim da guerra, as famílias Lancaster e York disputaram a sucessão do trono inglês, na Guerra das Duas Rosas. Os vencedores foram os Lancaster, dando início à dinastia Tudor com o rei Henrique VII, que governou entre 1485-1509.

1534 | Rei Henrique VIII e a Reforma Anglicana 

Henrique VIII, rei entre 1509 e 1547, foi o responsável por levar a Inglaterra a deixar de ser um país católico. Era casado com Catarina de Aragão, com quem não teve filhos homens. Para ter um herdeiro masculino, decidiu se separar de Catarina e se casar com Ana Bolena. Como o divórcio era condenado pela Igreja Católica, Henrique VIII foi excomungado (expulso). Ele, então, decretou um ato para se tornar o chefe supremo da igreja da Inglaterra, criando a Igreja Anglicana.

1558-1603 | Elizabeth I e a “Era de Ouro”

Filha de Henrique VIII e Ana Bolena (eles não tiveram um herdeiro homem para o trono), governou em um período de grandes avanços na Inglaterra. Seu reinado ficou conhecido como a “Era de Ouro”.

Século 17 | Guerra Civil Inglesa

O sucessor de Elizabeth I, Jaime I, tentou impor ainda mais o poder real com processos de colonização na Escócia, o que gerou revolta. Isso levou a uma guerra civil entre monárquicos e revoltosos a favor do parlamento. Com a morte do rei, Carlos I, seu filho, assumiu o trono. Ao fim da guerra, Carlos I foi morto e Oliver Cromwell, líder dos revolucionários, assumiu o poder, pondo fim à sequência de monarcas por nove anos. Essa fase acabou em 1660, quando Carlos II (filho de Carlos I) voltou de um exílio na França e assumiu o trono, restaurando a monarquia.

Colonização: quando um país ocupa outro território, influenciando a cultura, religião e língua locais, além de usar a região para atividades econômicas.

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

1707 | Criação do Parlamento do Reino Unido

A Carta Magna, em 1215, deu início ao parlamentarismo na Inglaterra. Mas o Parlamento do Reino Unido só foi criado em 1707. Com o Tratado da União, surgiu o Reino Unido da Grã-Bretanha, composto por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. 

1837-1901 | Era Vitoriana 

O período da rainha Vitória no poder ficou conhecido por características puritanas (que valorizam regras morais), industriais e de avanços econômicos para o Reino Unido.

1917 | Casa de Windsor

Ou dinastia Windsor, é a que está no poder até hoje. Antes chamada Saxe-Coburgo-Gota, de origem alemã, mudou de nome, em 1917, em consequência da Primeira Guerra Mundial. A alteração foi oficializada pelo rei George V, avô de Elizabeth II.

Primeira Guerra Mundial: ocorrida entre 1914 e 1918, teve envolvimento de diversos países no conflito, distribuídos em dois blocos: Tríplice Aliança, (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia). A Tríplice Entente saiu vitoriosa.

1952 | Elizabeth II assume o trono

A mãe de Charles III foi coroada aos 26 anos, após a morte do pai, George VI. Sua coroação foi a primeira televisionada.

“O período de reinado de Elizabeth II coincide com a aceleração do processo de descolonização [ou seja, de o Reino Unido deixar de ser a nação colonizadora de uma séria de territórios]. A última etapa dessa fase ocorreu em 1998, com a devolução de Hong Kong à China. É lógico que nesses processos de autonomia política e administrativa [quando os colonizados ganharam autonomia em relação ao Reino Unido] contam as referências históricas do passado de domínio colonial, muitas delas dolorosas e violentas, e que persistem na memória coletiva [dos que foram colonizados pelos britânicos]”, explica o professor Renato de Almeida Vieira e Silva, doutor em comunicação e especialista em realeza britânica.

14 de novembro de 1948 | Nasce Charles III

O filho mais velho de Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, nasceu no Palácio de Buckingham, em Londres, capital da Inglaterra. Em 1981, ele se casou pela primeira vez, com Diana Spencer, de quem se divorciou em 1996 — Diana faleceu no ano seguinte. Com ela, teve dois filhos: os príncipes William (1982) e Harry (1984). Seu segundo casamento, com a rainha Camilla, foi em 2005.

O próximo herdeiro na linha sucessória ao trono, ou seja, quem assumirá depois da morte de Charles III, é o príncipe William. Ele se casou em 2011, com Kate Middleton, com quem tem três filhos: George (9 anos), Charlotte (7 anos) e Louis (4 anos).

8 de setembro de 2022 | Morte de Elizabeth II

Após 70 anos de reinado, ela faleceu, com 96 anos. Dois dias depois, Charles III foi oficialmente proclamado rei, aos 73 anos.

6 de maio de 2023 | Coroação de Charles III

O rei e a rainha Camilla foram coroados na Abadia de Westminster (igreja onde as coroações britânicas ocorrem desde 1066), em Londres. A celebração teve mais de 2 mil convidados, como membros da família real, lideranças britânicas, militares, líderes mundiais, entre outros.

Linha sucessória da família real britânica

linha-trono-britanico

Fontes: Aventuras na História, BBC, Brasil Escola, Correio Braziliense, Encyclopedia Britannica, Exame, Guia do Estudante, Superinteressante, Vogue e UOL.

Consultoria: Bruno Antunes de Cerqueira, historiador, advogado, fundador e presidente do Instituto Cultural D. Isabel I; e Renato de Almeida Vieira e Silva, doutor em comunicação e especialista em realeza britânica.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido