A rainha Elizabeth II. Foto: Ben Stansall - WPA Pool/Getty Images

No dia 6 de fevereiro, a rainha Elizabeth II, de 95 anos, comemorou a marca de 70 anos como rainha do Reino Unido – momento conhecido como jubileu de platina, nunca antes atingido por um monarca britânico. Ela é a monarca viva com mais tempo de governo no mundo.

A data, apesar de importante para a rainha, também marca o aniversário da morte do pai de Elizabeth, o rei George VI – como ela era a próxima na linha de sucessão ao trono, que decide quem vai governar o país, na época que o pai era rei, ela virou rainha assim que ele morreu.  

A celebração ao jubileu foi feita apenas com pessoas próximas à rainha, na propriedade real de Sandringham, na Inglaterra. Na véspera, ela comemorou o evento em uma recepção para membros da comunidade local e alguns voluntários.

Membros da Guarda Real em artilharia após a salva 42 canhões. Fotos: Dan Kitwood/Getty Images

Moedas comemorativas e selos que representam Elizabeth em diferentes etapas do reinado passaram a circular no país. Além disso, em 7 de fevereiro, uma salva de 42 canhões foi disparada em Londres para comemorar a data.

Duquesa Camilla deve virar rainha consorte

O jubileu também foi marcado por um anúncio que os britânicos esperavam há anos: quando o príncipe Charles virar rei, a esposa dele, Camilla, será a rainha consorte. Isso porque se acreditava que Camilla não teria o direito ao título quando o marido assumisse o poder, uma vez que ela iniciou o relacionamento com o príncipe enquanto ele ainda era casado com a princesa Diana, que morreu, em 1997, em um acidente de carro.

Duquesa Camilla e o marido, príncipe Charles. Foto: Georges De Keerle/Getty Images

Entretanto a rainha expressou seu “desejo sincero” de que Camilla recebesse o título por conta de sua dedicação ao povo, já que é uma presença constante nos compromissos reais. 

Fontes: BBC, CNN Brasil e Exame.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • alunosjunqueiropolis14

    1 ano atrás

    Fico muito feliz pela Rainha Elizabeth por mais um ano de vida, pois já foram muitas conquistas. Achei muito legal que fizeram uma boneca para homenageá-la.

  • aluno.somar7

    2 anos atrás

    ola sou aluna da somar adorei saber que reino unido tera uma nova rainha

  • Luizafifa

    2 anos atrás

    Faça uma reportagem da princesa Diana por favor.

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Luiza. Tudo bom? Obrigado pela sugestão. Nossa equipe de jornalismo já recebeu a mensagem e está analisando a possibilidade. Até a próxima! :)

  • Luiza Tamborin do Nascimento

    2 anos atrás

    Muito obrigada!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido