Uma das provas de ciclismo de estrada mais importantes do ano, o Tour de France, na versão masculina, definiu seu campeão na última etapa do torneio, em 23 de julho. O dinamarquês Jonas Vingegaard teve o menor tempo na soma das 21 etapas da competição, com pouco mais de 82 horas, conquistando o título pela segunda vez. Completaram o pódio Tadej Pogacar, da Eslovênia, e o britânico Adam Yates.

#pracegover: o dinamarquês Jonas Vingegaard está em pé, usando calção preto, camisa amarela e boné preto. Em uma das mãos ele segura um leão de pelúcia e, na outra, um buquê de flores amarelas. Crédito de imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Desde 2022, as mulheres também competem em um circuito próprio, o Tour de France Femmes. Neste ano, a prova durou uma semana e foi encerrada em 30 de julho. A campeã geral do torneio, que ficou com a camisa amarela da competição (saiba mais abaixo), foi a holandesa Demi Vollering. A atleta somou 25 horas e 17 minutos durante as oito etapas da prova feminina. 

#pracegover: Demi Vollering está sorrindo, em pé, usando blusa amarela com várias marcas estampadas e um boné preto. Em uma das mãos ela segura um troféu. Crédito de imagem: Tim de Waele/Getty Images

O que é o Tour de France? 
O torneio acontece durante três semanas, na França e em países vizinhos. Essa é uma das competições mais antigas de ciclismo no mundo — a primeira edição foi em 1903. 

As conquistas dos ciclistas são representadas por cores diferentes de camisas. A mais importante é a amarela, que se refere ao atleta que tem o menor tempo na somatória de todas as etapas, sagrando-se o campeão geral do torneio. 

Entre outras camisas está a verde, dada ao líder da competição no sistema de pontos. Nesse esquema, os ciclistas recebem pontos a partir do seu desempenho por prova — por exemplo, se uma etapa tem um percurso mais difícil, o atleta recebe mais pontos do que em uma etapa considerada mais fácil. Pelo sistema de pontos, o campeão do Tour de France 2023 foi Jasper Philipsen, da Bélgica. 

Tour-France-2023
#pracegover: em 18 de julho, Jonas Vingegaard, da Dinamarca, em disputa do Tour de France. Ele veste uniforme amarelo com detalhes coloridos e está em uma bicicleta preta. Ao fundo, uma grande parede com a ilustração colorida de um ciclista durante uma competição. Crédito de imagem: David Ramos/Getty Images

Fontes: Olympics, Tour de France e UOL. 

Texto originalmente publicado na edição 209 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido