A plataforma do TikTok anunciou, em 14 de fevereiro, novas ações para fiscalizar o compartilhamento de fake news durante as eleições da União Europeia (UE). Mais de 134 milhões de europeus acessam o aplicativo mensalmente, o que reforça a responsabilidade do TikTok em não propagar conteúdos falsos, que possam influenciar os eleitores. 

Uma nova seção dentro do TikTok, chamada “Centro Eleitoral”, funcionará em todos os idiomas dos 27 Estados-membros da UE. “Trabalhando com comissões eleitorais locais e organizações da sociedade civil, esses centros eleitorais serão ambientes em que a nossa comunidade poderá encontrar informações confiáveis e autorizadas [sobre as eleições da UE]”, declarou Kevin Morgan, chefe de confiança e segurança da TikTok na região Emea (sigla em inglês para Europa, Oriente Médio e África), em comunicado. 

Além disso, com o avanço da inteligência artificial (IA) crescem as chances da viralização de imagens e vídeos gerados pela tecnologia — leia mais nas páginas 6 e 7. O TikTok informa que está reforçando o cuidado por meio de parcerias com empresas especializadas em IA e verificação de fatos e trabalhando em projetos ainda para 2024. 

No Brasil, o aplicativo já fez parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2022, foi criado um portal dentro da plataforma para fornecer informações sobre o processo eleitoral no país. Ainda não há novidades para 2024. 

#pracegover: ilustração da tela de um celular gigantes em que está escrito fake news. Abaixo, pequenos homens apontam para a tela. Crédito de imagem:
Alashi/Getty Images

Visão da especialista 
Larissa Lotufo, formada em jornalismo e direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com especialização na área de proteção digital, cibersegurança e proteção de dados, comentou o tema para o Joca: “A maioria dos países ainda não possui uma lei (…) que obrigue a fiscalizar os conteúdos das redes [sociais], mas é uma boa prática, que deve ser mantida por outros meios. Por exemplo, é possível implantar ferramentas de verificação de fatos automatizadas, que usem algoritmos de detecção e remoção de conteúdo falso. Outro ponto é a possibilidade (…) de usuários reportarem conteúdos suspeitos” 

AS ELEIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA 
A UE é um bloco que reúne 27 Estados-membros do continente europeu. Dessa maneira, eles podem tomar decisões econômicas e políticas em conjunto visando medidas e inovações que contemplem interesses em comum na Europa. 

A cada cinco anos, os cidadãos dos 27 Estados-membros votam para eleger os eurodeputados para o Parlamento (assembleia composta por políticos que representam os cidadãos) Europeu. Em 2024, as eleições, para escolher 720 eurodeputados, serão entre 6 e 9 de junho. 

#pracegover: ilustração de um aparelho de celular. Da tela saem tubos com olhos. Uma pessoa vê esses tubos e se assusta. Crédito de imagem:
Alashi/Getty Images

Dentre as funções do Parlamento Europeu, estão: 

  •  Decidir sobre novas leis que influenciam na UE, como normas relativas à economia, à luta contra a pobreza e às mudanças climáticas.
  •  Aprovar o orçamento da UE e controlar como o dinheiro será gasto.
  •  Eleger o presidente da Comissão Europeia (que executa medidas tomadas pela UE).

UE INVESTIGA TIKTOK SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS E CONTEÚDO PARA MENORES 
Em 19 de fevereiro, a Comissão Europeia declarou ter aberto uma investigação para averiguar se o TikTok está violando regras de proteção a crianças e menores de idade. 

O principal foco é entender como o aplicativo restringe ou retira do ar conteúdos considerados impróprios e a transparência da empresa sobre como essas medidas são executadas. “O TikTok precisa examinar de perto os serviços que oferece e considerar cuidadosamente os riscos que representam para os usuários, tanto jovens como adultos”, declarou Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, em comunicado. A investigação também busca saber como a plataforma atua em relação aos dados pessoais de cada usuário. 

O TikTok declara que há diferentes restrições de funções do aplicativo para menores de 16 anos, como no envio de mensagens diretas e na coprodução de vídeos com outros usuários. 

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, CNN, EURONEWS, EUROPEAN COMMISSION, FOLHA DE S.PAULO, TIKTOK HELP CENTER E TIKTOK NEWSROOM.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido