Uma das principais razões para a falência do Silicon foi o aumento da taxa de juros em virtude da alta inflação dos EUA em 2022. Crédito de imagem: Getty Images/Justin Sullivan

No dia 10 de março, o Silicon Valley Bank (SVB), dos Estados Unidos, encerrou as atividades após declarar falência. O banco, que foi fundado em 1983, era considerado o 16o maior do país e tinha atendimento voltado para empresas de tecnologia. Uma das principais razões para a falência do Silicon foi o aumento da taxa de juros decorrente da inflação nos EUA em 2022. 

Inflação: aumento generalizado dos preços.

Taxa de juros: juros é o valor que você paga a mais pelo empréstimo de determinada quantia. 

A falência do banco foi considerada a segunda maior de uma instituição financeira em toda a história dos EUA, perdendo apenas para o fechamento do Washington Mutual, em 2008. Para entender o tamanho da perda, vale ressaltar que o banco tinha em torno de 200 bilhões de dólares (cerca de um trilhão de reais) em ativos (ou seja, bens que têm valor financeiro). 

Por que o banco faliu? 

Em consequência da alta da inflação norte-americana, o Silicon Valley começou a cobrar taxas de juros bastante altas. Isso fez com que a maioria das empresas de tecnologia, as principais clientes banco, passassem a ter dificuldade em conseguir mais dinheiro (crédito) da instituição bancária para continuar a se desenvolver economicamente. Assim, essas companhias começaram a retirar o dinheiro que haviam deixado no Silicon Valley. 

A notícia do fechamento fez com que o mercado financeiro dos EUA ficasse receoso acerca de uma possível crise econômica. Logo após a falência do SVB, o Federal Reserve (FED), o banco central do país, adotou medidas emergenciais para conter danos, como empréstimos de urgência para bancos do país. 

A falência do Silicon Valley Bank também teve influência direta em várias outras instituições financeiras da nação. No dia 12 de março, o Signature Bank, o mais importante no setor de criptomoedas (dinheiro inteiramente virtual), teve o controle tomado pelo Departamento de Serviços Financeiros dos EUA por questões de segurança financeira.

No dia 16 de março, o First Republic Bank, também sofrendo as consequências das últimas duas grandes falências no país, chegou perto de encerrar as atividades. Em uma tentativa de recuperação, vários outros bancos dos EUA irão investir no First Republic para evitar o fechamento da instituição. O FED e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) também garantiram que depósitos de clientes no SVB e no Signature Bank serão devolvidos. 

As falências dos bancos norte-americanos geraram enorme repercussão mundial e medo do agravamento de uma crise que poderia ter consequências até mesmo no Brasil. No entanto, especialistas econômicos apontam que o problema possivelmente será contido pelo banco central dos EUA.

Glossário: 

Mercado financeiro: setor que envolve negociações de ações, títulos, investimentos e outras transações financeiras. 

Fontes: Estadão, G1 e Valor Econômico

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno_phd_55 aluno_phd_55

    1 ano atrás

    Infelizmente ):

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido