Dois shows da cantora Taylor Swift realizados em Seattle, cidade dos Estados Unidos, nos dias 22 e 23 de julho, empolgaram tanto a plateia que provocaram abalos sísmicos (tremores de baixa intensidade) de magnitude 2,3 da Escala Richter

Quem fez a descoberta foi Jackie Caplan-Auerbach, uma sismóloga (profissional que estuda os tremores e movimentos físicos da terra). O evento causado pelos fãs quebrou o recorde de 2011, da torcida do time de futebol americano Seattle Seahawks, que ocasionou um tremor de magnitude 2. A partida também foi em Seattle. 

Segundo Jackie, que atua na Universidade Western Washington, o tremor dos shows de Taylor, mesmo com a diferença de apenas 0,3 em relação à comemoração dos torcedores do Seahawks, pode ser considerado muito maior por ter durado mais tempo. 

“A principal diferença é a duração do tremor. Torcer após um touchdown [principal pontuação do futebol americano] dura alguns segundos, mas acaba diminuindo. Para Taylor Swift, coletei cerca de dez horas de dados em que o ritmo controlava o comportamento. A música, os alto-falantes, a batida. Toda essa energia pode penetrar no solo e sacudi-lo”, explicou a sismóloga em entrevista à CNN dos Estados Unidos. 

Taylor se apresenta no Brasil com a The Eras Tour em novembro, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

#pracegover: Taylor Swift está parada no meio do palco. Ela veste um macacão com pedrarias em tons de cor-de-rosa e azul. Ao fundo é possível ver milhares de pessoas que assistem à apresentação das arquibancadas. Crédito de imagem: Mat Hayward/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

Glossário 

Escala Richter: principal referência para saber a intensidade dos terremotos. Quanto mais forte o tremor, maior é seu grau na escala. 

Fontes: CNN, G1, BBC, CNN USA, e Western Washington University. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido