Imagem: acervo pessoal

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, foi realizada no Brasil a 2ª Semana da Imprensa, iniciativa do jornal Joca em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo (SP). A primeira mesa do último dia de evento foi sobre “Como a economia influencia nosso dia a dia” e teve a participação das jornalistas Silvia Balieiro — editora chefe do TINO Econômico — e Fabiana Panachão — criadora do Dinheiro em Foco, programa focado em educação financeira, exibido aos fins de semana.

As jornalistas responderam a perguntas feitas pelos estudantes do Centro Educacional Pioneiro e da Escola Estadual Professor Orlando Geribola. A conversa foi mediada por Renan Nunes, estudante do 2º ano da graduação de jornalismo da ESPM.

A partir dos assuntos discutidos, os participantes da mesa puderam constatar que a economia está na nossa rotina constantemente e que tudo passa pela esfera econômica e influencia de alguma maneira, desde o mundo dos esportes e as doenças que afetam populações até as guerras, como o conflito atual entre a Rússia e a Ucrânia.

“O papel do jornalismo [econômico] é fazer vocês entenderem o quanto antes os temas da economia, para estar atentos a eles. Informação de qualidade é libertador, e o papel do jornalista é trazer todos os fatos, para que vocês criem senso crítico. Usem as informações a favor de vocês, elas estão disponíveis.”

Fabiana Panachão

As jornalistas defenderam também a ideia de que qualquer pessoa pode se antenar ao universo econômico, basta para isso que tenha acesso a bons jornalistas e demais especialistas do assunto dispostos a compartilhar conhecimentos.

“Sou apaixonada pela missão do TINO Econômico: explicar para os jovens o que é economia e mostrar que eles são muito capazes de entender e trazer soluções para o nosso país. Meu trabalho diário, entre outras coisas, é traduzir os termos difíceis da economia.”

Silvia Balieiro

O que eu penso sobre…

Confira os comentários de algumas crianças e adolescentes que estiveram no evento.

“O mais interessante que eu achei foi a maneira como as convidadas abordaram o assunto, discutindo temas que muita gente não discutiria no dia a dia. Foi muito importante falar sobre a guerra, sobre como a economia está ligada diretamente a nós e como ela sempre tem que rodar. Eu acho que esse foi o momento mais importante e de que o pessoal mais gostou.” Henrique F., 17 anos, estudante da Escola Estadual Professor Orlando Geribola.

“Na minha opinião, a importância de saber o que está acontecendo no mundo da economia é que você pode ajudar as pessoas a saber o que está acontecendo mundo afora, como as guerras. E para as pessoas que planejam viajar, saber dessas coisas pode ajudar mais ou menos a entender como é a economia do país que vão visitar, para poder organizar melhor suas finanças.” Leonardo T., 13 anos, estudante do Centro Educacional Pioneiro.

“Eu acho importante se informar sobre o mundo da economia atual, porque é bom saber administrar e economizar o dinheiro para, no futuro, você já estar acostumado com isso. Então é muito bom você saber das coisas agora para não precisar aprender só no futuro.” Felipe, 13 anos, estudante do Centro Educacional Pioneiro.

“O que eu achei mais interessante na conversa que a gente fez foi sobre o esporte, né? Como a economia afeta o esporte.” Erick, 13 anos, estudante do Centro Educacional Pioneiro.

“Eu achei interessante ouvir sobre como usar a economia no nosso cotidiano, entendendo para que ela serve na nossa vida e sabendo como modificar o nosso futuro a partir disso. Aprendendo sempre como usar economia e trazendo novos projetos para dentro de casa, para ensinar os pais, os irmãos, para realmente mudar o nosso futuro. Ana Karine de A. S., 14 anos, estudante da Escola Professor Josué Benedicto Mendes.

Sobre a Semana da Imprensa

A Semana da Imprensa do Brasil é inspirada no evento de mesmo nome que acontece há mais de 30 anos na França. Durante uma semana, as escolas do país ficam focadas em falar sobre jornalismo com os estudantes.

Um dos objetivos do evento é informar e aproximar as crianças e os adolescentes do funcionamento do jornalismo. A ideia é que, desse modo, os estudantes sejam estimulados a uma reflexão sobre como a imprensa funciona e qual é seu papel na sociedade.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido