Foto: Laurent Van der Stockt for Le Monde/Getty Images

Um professor faz um discurso indignado contra a corrupção de políticos e, sem que ele perceba, um aluno filma tudo e publica na internet. Em pouquíssimo tempo, o vídeo viraliza e faz com que as pessoas desejem que um homem com esses princípios se torne o presidente do país. Então, ele acaba no cargo mais alto do Executivo quase por acaso. Essa não é uma história real e, sim, o roteiro de Servant of the People, uma série de comédia estrelada pelo ator Volodymyr Zelensky, que hoje é o presidente da Ucrânia – na vida real.

Volodymyr Zelensky, o líder do país que está sendo invadido pela Rússia, começou a carreira como comediante, tendo como papel de maior sucesso o de um presidente. Quando ele se candidatou para o cargo real, em 2019, as pessoas pensaram que era brincadeira. O nome do partido dele é o mesmo da série e o slogan da campanha era “se não tem promessa, não tem decepção”. Mesmo assim, Volodymyr ganhou, com 73% dos votos no segundo turno. Ele tem 44 anos e é considerado jovem se comparado a outros presidentes. Volodymyr nasceu em Kryvyi Rih, ao leste da Ucrânia, e se formou em direito na Universidade Nacional de Economia de Kiev.

Cartaz de divulgação da série estrelada por Volodymyr. Fonte: divulgação

Desde que foi eleito, Volodymyr precisou lidar com a relação delicada entre Ucrânia e Rússia. Isso porque o país vizinho já havia tomado Crimeia, região que fazia parte da Ucrânia, em 2014, e passou anos apoiando rebeldes que reivindicam que parte da Ucrânia se integre à Rússia. Como resposta, o presidente disse que faria um governo pró-ocidente, aproximando-se mais dos Estados Unidos e do Reino Unido do que da Rússia. Um desses movimentos, a intenção de incluir o país na Otan, foi o principal argumento usado pelas autoridades russas para iniciar a guerra (leia mais na edição 183 do Joca).

Com o início da invasão, Volodymyr tomou atitudes firmes. Ele se recusou a deixar o país, mesmo sabendo que corria risco de morte, fez discursos públicos pedindo ajuda de outras nações e mandou um recado para o presidente Putin: “Eles verão a nossa cara, não as nossas costas”, um sinal de que as tropas ucranianas não recuariam. Nas redes sociais, ele também publica constantemente falando sobre os avanços que tem feito e o que planeja colocar em prática para acabar com a guerra.

Na ficção, Volodymyr precisou enfrentar desafios como presidente, mas nenhum tão grande quanto os que encontrou como presidente na vida real, em que, em pouco tempo, teve que lidar com a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus seguida de uma guerra.

O que um presidente faz?

Saiba mais sobre quais são as funções do Poder Executivo, o que um presidente faz e outras curiosidades sobre democracia e eleições com o Manual das Eleições 2022 do Joca. Basta clicar aqui e baixar, o conteúdo é gratuito.

Entenda a guerra na Ucrânia assistindo o nosso vídeo no Joquices

Fontes: BBC, G1, Veja, UOL e Istoé.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido