Mauricio Eça começou a carreira dirigindo videoclipes musicais de artistas como Pitty e CPM 22 e hoje é um dos maiores diretores do cinema brasileiro. Para o público infantojuvenil, ele já esteve à frente de Carrossel (com Larissa Manoela no papel de Maria Joaquina) e A Garota Invisível, disponível na Netflix.

O próximo lançamento de Eça será Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, um filme com os personagens na versão adolescente, ainda sem data de estreia. As leitoras Manuela C. H., 9 anos, e Maria Fernanda C. P., 10 anos, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo (SP), entrevistaram o diretor e perguntaram tudo sobre como é fazer um longa-metragem e quais são as expectativas para o lançamento da versão jovem da turminha.

#pracegover: Mauricio está parado e com os braços cruzados. Ele veste camisa xadrez em tons de vermelho e calça preta. Crédito de imagem: divulgação

Como funciona a escolha de elenco de um filme como esse? O Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica) participou da seleção?
A Mauricio de Sousa Produções (empresa que cuida da marca Turma da Mônica) possui o próprio departamento de cinema. Os profissionais de lá licenciam os direitos dos filmes, e o que fazemos é uma parceria. Nós fizemos o casting, que é o processo de escolher os atores, e fomos apresentando a eles, que sempre deram opiniões. Frequentemente acontece uma troca [de ideias], e tomamos as decisões.

Qual é o seu personagem preferido da Turma da Mônica?
Gosto de todos, mas posso dizer que o meu preferido é o Cebolinha. Lendo os gibis quando era criança, sempre gostei muito dele. Talvez eu até me identificasse um pouco, de alguma maneira. Acho ele muito espirituoso e inteligente.

#pracegover: foto do elenco do novo filme da Turma da Monica. Os atores estão sentados, em duas fileiras, um ao lado do outro. No fundo, é possível ver algumas plantas. Crédito de imagem: divulgação

O que você já pode contar sobre o filme e a história?
Não posso dar spoilers, né? O que já posso dizer é que a história vai ter muito suspense e aventura. A trama vai girar em torno do tom dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, então nos preocupamos em apresentar nas telas a versão mais velha dos personagens que todo mundo conhece. Esse será o primeiro de três filmes.

Como você se sentiu quando soube que trabalharia nesse filme?
Fiquei sabendo durante a pandemia. Passamos mais de um ano desenvolvendo o roteiro e fazendo reuniões periódicas com a Mauricio de Sousa Produções para acertar os detalhes da trama. Quando fiquei sabendo que o projeto ia rolar, fiquei muito feliz! A Turma da Mônica fez parte da minha infância, e sou fã até hoje. Eu tenho um cachorro de estimação chamado Floquinho, em homenagem ao cachorro do Cebolinha.

Manuela-MariaFernanda3
#pracegover: Manuela, à esquerda, veste roupa preta e azul-marinho, calça tênis amarelo e sorri. Maria Fernanda, à direita, usa calça e blusa listrada em branco e azul-claro. Ela sorri. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Como está a expectativa para o lançamento, você está nervoso?
Eu sempre fico um pouco ansioso para saber a reação das pessoas. Fazer um filme é um processo muito longo e intenso, então ficamos muito envolvidos. Quando eu era mais novo, sempre assistia às produções dos Trapalhões no cinema. Agora, acho que temos essa missão de ajudar a formar audiência para o cinema nacional. É uma responsabilidade imensa.

Onde aconteceram as gravações do filme?
Foram cinco semanas de gravação. Tivemos uma cena em estúdio, de algo muito especial que ocorre no filme. Mas a maioria das cenas foi em locações como museus e até na rua. Gravamos tudo em São Paulo, e a cidade praticamente virou um personagem da história. Mas fizemos de um jeito que você não percebe que é São Paulo, já que a história se passa no Limoeiro [bairro onde vive a Turma da Mônica].

TURMA DA MÔNICA JOVEM
Lançada em 2008, a revista de estilo semelhante ao mangá (quadrinhos japoneses) apresenta os personagens conhecidos dos gibis na adolescência. Além do bom humor habitual da turminha, a série traz histórias que envolvem mistérios, aventura e muitos elementos fantásticos, como artefatos mágicos e monstros.

Em Reflexos do Medo, os personagens descobrem que o museu da cidade será leiloado e precisam se juntar para impedir que isso aconteça. No meio da missão, eles descobrem que podem estar lidando com uma ameaça muito mais misteriosa.

O elenco do filme que está para chegar tem Sophia Valverde (Mônica), Xande Valois (Cebola), Bianca Paiva (Magali), Theo Salomão (Cascão) e Carol Roberto (Milena). 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido