Os escolhidos para concorrer na edição de 2022 do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura no Brasil e referência para a cultura do país, foram revelados em 25 de outubro. O projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa está entre os dez finalistas na categoria Inovação – Fomento à Leitura.

A iniciativa Mi Casa, Tu Casa é do jornal Joca, em parceria com o ACNUR (Agência da ONU Para Refugiados), a organização internacional Hands On Human Rights, especializada em direitos humanos, e a Operação Acolhida.

Lançado em 2021, o projeto tem como objetivo levar livros e cartas de apoio a crianças e adolescentes venezuelanos que vivem nos abrigos existentes em Roraima (estado brasileiro que faz fronteira com a Venezuela).

Em mobilização inédita no mundo em prol dos refugiados e migrantes, cerca de 40 mil estudantes de 80 escolas públicas e particulares do Brasil arrecadaram mais de 37 mil livros em português e espanhol e escreveram mais de 4.600 cartas para os jovens venezuelanos.

Beatriz de O. A., João Pedro F. e Alma C., jovens voluntários do Mi Casa, Tu Casa em uma das bibliotecas em Roraima | #pracegover: Em um biblioteca com prateleiras brancas e cheias de livro, estão três pessoas ajoelhadas, posando para a foto, com uma cadeira no centro. Da direita para à esquerda: há uma mulher de cabelo preso e camiseta e calça cinza; um menino de camiseta e bermuda preta; e uma outra mulher, também de cabelo preso, com camiseta azul e calça preta. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Os livros estão em bibliotecas feitas pelo Mi Casa dentro dos abrigos em Roraima. Toda essa ação, envolvendo as obras e cartas, só foi possível graças à participação dos leitores do Joca. Estar entre os fi nalistas do Jabuti é um reconhecimento da iniciativa deles”, diz Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca.

A expectativa é de que os vencedores do Jabuti de 2022 sejam conhecidos em uma cerimônia no dia 24 de novembro.

Relembre a inauguração das primeiras bibliotecas da ação nas edições 174 e 181 do Joca. Use o QR code para acessar o site do Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa e saber mais sobre o projeto.

Fontes: CBL e Prêmio Jabuti.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido