Duas escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023 (World’s Best School Prizes), da organização T4 Education. A iniciativa recebeu inscrições de 108 países e premia colégios em cinco categorias (três finalistas em cada) que envolvem a formação social dos alunos.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), concorre na categoria Apoiando Vidas Saudáveis. Já a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), é finalista em Colaboração Comunitária.

#pracegover: fachada da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves vista da rua. Tem duas árvores na frente do muro, que é verde, branco e com detalhes em amarelo com o nome da escola escrito. Ao fundo, o prédio da escola também verde. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

As vencedoras serão anunciadas em novembro e ganham prêmio de 50 mil dólares (algo em torno de 250 mil reais).

APOIANDO VIDAS SAUDÁVEIS
A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves se destacou com o projeto Adote um Aluno, em que psicólogos voluntários atendem os estudantes. Em entrevista ao Joca, Helton Souza Brito, diretor escolar da unidade, contou que a atenção à saúde mental sempre foi uma característica forte do colégio. Durante a pandemia de covid-19, com o aumento nos casos de transtornos psicológicos entre os alunos, surgiu a ação, uma iniciativa do professor Guilherme Melo.

#pracegover: uma mulher, usando camiseta branca, está auxiliando um aluno da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves que veste moletom preto. Ao lado, há duas meninas com o uniforme da escola. Ao fundo, prateleiras cheias de livros. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

Segundo Helton, o principal impacto positivo é manter o estudante na escola. “Mas é possível verificar uma melhora da socialização e interação, do desempenho acadêmico, da perspectiva de vida”, explicou ele.

#pracegover: duas jovens, usando o uniforme da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, que é branco com detalhes em verde e amarelo, estão sentadas uma de frente para a outra enquanto conversam. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

COLABORAÇÃO COMUNITÁRIA
Localizada no Aglomerado da Serra (maior comunidade de Minas Gerais), a Escola Municipal Professor Edson Pisani oferece uma série de ações voltadas para o bem-estar da população local.

O projeto inscrito no prêmio é o + Favela – Lixo, de atividades para o descarte correto de resíduos, como a construção de ganchos fixados nos portões de residências (foto acima) para evitar que o lixo seja colocado em locais inapropriados. Outra iniciativa criou jardins em pontos antes usados para o descarte de resíduos.

#pracegover: homem, vestindo moletom preto, está pendurando sacola de lixo num suporte. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

Fontes: Agência Brasil, Estadão, Instagram das escolas brasileiras finalistas, Prefeitura de Belo Horizonte e T4 Education.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 213 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido