Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira diferente – e sustentável – de fazer pneus de carros.
Eles usaram resíduos de pele de tomate e casca de ovo em substituição à fuligem, material produzido pela combustão incompleta de derivados de petróleo, utilizado como reforço para encher os pneus de automóveis e outros artigos de borracha.
Conhecida também como negro de fumo, a fuligem é um pó bem fino responsável por 30% da matéria-prima de um pneu e também por sua cor preta característica.
Os cientistas já realizaram testes, que comprovaram que a borracha produzida com os novos ingredientes excedem os padrões industriais de desempenho. A principal diferença é em relação à cor, que pode variar entre tons mais ou menos avermelhados.
De acordo com Dra. Katrina Cornish, pesquisadora sênior da universidade, a descoberta pode resolver três problemas: será mais sustentável ao não ser feito de borracha, não dependerá do petróleo para a fabricação e reduzirá o lixo dos aterros sanitários.
Hoje, os americanos consomem 13 milhões de toneladas de tomates, sendo a maioria enlatados ou processados de alguma forma, e 100 bilhões de ovos por ano. As usinas de processamento de tomate descartam pilhas de peles, enquanto a indústria de ovos usa apenas metade da produção no país.
Muito legal !