A Pinacoteca de São Paulo, museu de arte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurou, em 4 de março, um novo prédio de exposições focado em arte contemporânea.

Batizado de Pina Contemporânea, o espaço cultural é o terceiro do museu, que já era integrado pela sede, Pina Luz, e a Pina Estação, que abriga mostras temporárias. Com isso, a Pinacoteca passa a ser o segundo maior espaço de exposições da América Latina, atrás apenas do Museu Nacional de Antropologia, do México.

#pracegover: vista de parte do novo prédio da Pinacoteca. Há um corredor de materiais como madeira e ferro. Ao fundo, diversas árvores. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM DA PINACOTECA DE SSÃO PAULO

O edifício foi construído dentro do Parque da Luz, no centro da cidade de São Paulo, com paredes de vidro e fácil acesso para estimular o contato da arte com as pessoas que passam pela região.

Pina Contemporânea
Com área de 6 mil metros quadrados (mais da metade do tamanho de um campo de futebol), o museu é dividido em duas galerias.

A primeira, chamada Grande Galeria, expõe obras de tamanhos gigantes do acervo do próprio museu — algumas criações vão do chão até o teto. Na segunda, Galeria da Praça, os visitantes podem conferir, até maio, o trabalho de Haegue Yang, artista da Coreia do Sul conhecida pelas esculturas de materiais inusitados, como cabides e cortinas. Em junho, o espaço recebe obras de Antonio Obá, brasiliense famoso pelo trabalho que debate preconceitos religiosos e raciais no Brasil.

#pracegover: obras do acervo na Pina Contemporânea. Em destaque, uma obra formada por diversas esferas enfileiradas em tons de marrom e bege. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM DA PINACOTECA DE SSÃO PAULO

A Pina Contemporânea também tem biblioteca, centro de documentação, ateliês educativos, loja e restaurante.

COMO VISITAR A PINA CONTEMPORÂNEA
ENDEREÇO: avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo (SP).
FUNCIONAMENTO: quarta a segunda, das 10h às 18h.
INGRESSOS: até 4 de abril, a entrada é gratuita; depois, 10 reais a inteira e 5 reais a meia. 
PARA SABER MAIS: pinacoteca.org.br.

Glossário

Arte contemporânea: também conhecida como arte pós-moderna, é composta por trabalhos realizados a partir da segunda metade do século 20 que apresentam expressões e técnicas artísticas inovadoras.

Fontes: Estadão, G1 e Pinacoteca

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido