No dia 29 de março, foi publicada mais uma edição da “Pesquisa Game Brasil”, estudo que analisa o comportamento dos gamers brasileiros. Foram ouvidas 14.825 pessoas (acima de 16 anos), dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, sobre sua relação com jogos eletrônicos. Desta vez, os dados mostraram que o número de jogadores no país diminuiu.

Em 2022, 74,5% dos entrevistados responderam que consumiam games. Esse número caiu para 70,1% em 2023. Acredita-se que isso se deva ao relaxamento das restrições impostas pela pandemia de covid-19, permitindo que as pessoas tenham acesso a mais opções de entretenimento e fiquem menos tempo em casa.

Time LOUD, vencedor do 1º split do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2023 #pracegover: Três homens, usando camiseta preta, celebram a vitória. Do alto, estão caindo papeis picados. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER LOUDGG

Enquanto o Ministério da Educação do Japão se diz preocupado com o fato de gamers do país passarem muito tempo em frente às telas, o levantamento aponta cenário distinto no Brasil. Entre quem joga videogame, 67,1% têm o hábito de praticar exercícios físicos e 15,2% disseram frequentar museus ou exposições uma vez por mês.

Equipamentos para jogar
O smartphone foi eleito o aparelho preferido para jogos, sendo o mais usado por 51,7% dos entrevistados. Consoles e computadores estão quase empatados, com 20,5% e 19,4% de preferência. Outros meios, como SmartTV e óculos de realidade virtual, ficaram com 8,4%.

Quem prefere o celular também mostrou uma tendência maior a jogar todos os dias. Nos últimos anos, grandes produtoras, como Riot e Nintendo, aumentaram o investimento em jogos para smartphones, o que pode explicar o fenômeno.

A “Pesquisa Game Brasil” é realizada uma vez por ano, desde 2013, e é desenvolvida pelas empresas SX Group, Go Gamers e Blend New Research, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

OUTROS NÚMEROS
Entre os entrevistados pela “Pesquisa Game Brasil”…

…a maioria tem entre 25 e 29 anos (16,2%).

…10,1% têm entre 16 e 19 anos.

…80,2% nunca participaram do metaverso.

…42,1% escutam música enquanto jogam.

Fontes: Pesquisa Game Brasil e UOL.

#pracegover: Gráfico mostra a queda no hábito de jogar em 2023 na comparação com os anos de 2020, 2021 e 2022. Crédito de imagem: jornal Joca

Fontes: Pesquisa Game Brasil e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido