zhuo yan paralimpíada inverno 183
Zhuo Yan, da China, comemora ao vencer a Noruega no curling em cadeira de rodas, em 9 de março. / #pracegover: A atleta Zhuo Yan celebra a vitória em cadeira de rodas decorada com a bandeira da China. Ela está com os braços erguidos. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Dona da casa, a China ficou em primeiro lugar na Paralimpíada de Inverno, realizada em Pequim, capital do país, entre 4 e 13 de março. Foram 18 ouros, 20 pratas e 23 bronzes. Até então, a China só tinha levado uma medalha de ouro na história do evento — em 2018, a equipe chinesa de curling em cadeira de rodas ficou com a primeira posição.

De acordo com especialistas que acompanham os jogos, a melhora no desempenho da China se deve, principalmente, aos investimentos do país em esportes de inverno. Uma das medidas foi criar mais locais de treinamento — em 2014, a China tinha 460 estações de esqui; em 2019, 644. Outra ação foi estimular os jovens chineses a praticar esportes de gelo. De 2015 até o fim de 2021, cerca de 3 mil escolas tinham incluído aulas de modalidades de inverno na programação.

Brasileiros no evento
O Brasil saiu da competição sem medalhas. Porém apresentou uma melhora em relação à última edição dos jogos, em 2018. No revezamento misto do esqui cross-country, o time brasileiro terminou em oitavo lugar — há quatro anos, tinha ficado com a 13ª colocação.

Paralimpíada em meio à guerra
Antes do início da Paralimpíada, representantes de diversas nações ameaçaram não participar do evento caso os atletas da Rússia e de Belarus (aliado russo no conflito) não fossem banidos da competição — a ação era uma forma de protestar contra os ataques à Ucrânia.

Em 2 de março, o Comitê Paralímpico Internacional anunciou que os atletas dos dois países teriam que competir sob bandeira neutra, mas a decisão foi criticada por ser considerada muito leve. Então, em 3 de março, a entidade resolveu banir da competição todos os esportistas da Rússia e de Belarus.

Já a Ucrânia teve o melhor desempenho de sua história em paralimpíadas. O país terminou a competição em segundo lugar, com 11 ouros, 10 pratas e oito bronzes. O Canadá ficou com a terceira colocação.

Glossário

Curling: em uma pista de gelo, os atletas lançam pedras de granito com o objetivo de fazê-las chegar o mais próximo possível ao alvo. Para isso usam um tipo de vassoura para varrer o chão.

Esqui cross-country: os competidores percorrem distâncias variadas no gelo usando dois bastões e um esqui.

Fontes: Agência Brasil, CBDN, CNN, France 24, Olympics, UOL e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 183 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido