O Brasil é composto por seis biomas, conjuntos de vida vegetal e animal com características próprias de cada região. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável por proteger e monitorar as áreas de preservação do Brasil, o Cerrado é o segundo mais extenso, cobrindo cerca de 25% do território nacional. Para conhecer mais sobre esse bioma, o repórter mirim Marc K., de 8 anos, conversou com Guarino Colli, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador da Rede de Pesquisa Biota Cerrado, grupo de estudo voltado ao bioma.

Você gosta de estudar animais e plantas desde criança? Quando decidiu ser biólogo? 

Eu gosto de bicho desde que era muito novo. Na casa em que eu morava com meus pais tinha um quintal muito grande e eu gostava de subir nas árvores. E tinha muitos animais que apareciam por lá também, muitos insetos. E eu fazia coleção deles. Depois, fui gostando mais ainda, tanto no ensino médio, como na faculdade.

Qual é exatamente o trabalho da Rede de Pesquisa Biota do Cerrado? 

A rede é um grupo de pessoas — umas moram aqui em Brasília, outras em São Paulo, no Rio, Piauí, Mato Grosso… E a maior parte é professor ou professora de universidade. Também tem muitos alunos, que ainda estão aprendendo. Todos nós gostamos de trabalhar com a biota [conjunto de seres vivos] do Cerrado. Daí resolvemos nos reunir para estudar os animais e as plantas desse bioma, porque ele é diferente. Tem coisas que só tem aqui. E, hoje, as pessoas estão plantando muito para produzir alimento, como soja, para vender a outros países, mas, quando fazem isso, as plantas e os animais vão desaparecendo. Tem espécies que estão quase entrando em extinção. Então, nós estamos muito preocupados com a conservação do Cerrado, para que todo mundo possa conhecê-lo.

#pracegover: Guarino Colli usa camiseta, calça e sapatos pretos e boné branco. Ele está ajoelhado e com as mãos em uma serpente. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL E ARTHUR SENA/REPRODUÇÃO

Quais são os maiores desafios? 

Para trabalhar nós temos que viajar muito. Temos que ter carro, computador, dinheiro para gasolina, acampamento, comer… Então, tudo isso precisa de muito dinheiro. E a nossa maior dificuldade é ter esse dinheiro para fazer todas essas coisas, sabe?

Tem algo que podemos fazer para ajudar? 

Tem sim! A coisa mais difícil, quando estamos em uma escola, é conversar com as pessoas. Porque todo mundo pensa que o cientista só fica dentro do laboratório e não consegue nem conversar direito. Então, é muito legal quando falamos com as pessoas, porque ficamos sabendo daquilo que a sociedade precisa. Eu, por exemplo, estudo sapos e cobras. Então, fico pensando: “O que o Marc gostaria de saber sobre esses bichos?”.

Quais são os principais animais e plantas específicos do Cerrado? 

Tem muitas espécies por aqui e quase metade delas tem só no Cerrado. Você já ouviu falar do pequi? É uma árvore que dá uma fruta com sementes amarelas. Todo mundo daqui come pequi com comida salgada. Tem o lobo-guará, ele não vive em grupo (alcateia) como o lobo que tem em outros países, ele vive sozinho. Tem também muitos sapos e cobras daqui. Tem um lagarto chamado teiú, que, aqui no Cerrado, é vermelho.

#pracegover: cobra está parada em chão de terra. Ela tem a pele alaranjada e a cabeça preta. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL E ARTHUR SENA/REPRODUÇÃO

Tem animais ameaçados de extinção no Cerrado? Quais? 

Tem muitos bichos assim, um deles é o lobo-guará. Tem também o tamanduá, que está ameaçado porque não consegue correr muito. Às vezes, as pessoas põem fogo no Cerrado e o tamanduá não consegue fugir. Tem espécies que estão em perigo porque vivem em um lugar único e pequeno. No Cerrado, existem as chapadas, que são como montanhas, que, com o tempo, foram deixando de ser pontudas e ficaram achatadas. São lugares com muitas espécies que vivem só lá, isoladas.

Que dica você daria para crianças que pensam em ser biólogas? 

A dica que eu dou é ir muito para o mato, passear bastante, fazer trilha, andar na floresta, ficar olhando os animais e as plantas e tirar fotos. Porque assim ficamos curiosos, e a curiosidade é legal, porque nos faz aprender muitas coisas.

#pracegover: cobra está colocando a língua para fora. Ela tem a cabeça amarelada. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL E ARTHUR SENA/REPRODUÇÃO

“Tem espécies de plantas e animais que estão quase entrando em extinção. Então, nós estamos muito preocupados com a conservação do Cerrado, para que todo mundo possa conhecê-lo.”

#praceogver: lagarto está andando em tronco de árvore. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL E ARTHUR SENA/REPRODUÇÃO

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido