No dia 10 de novembro, foi inaugurada a primeira agência dos Correios em uma favela brasileira. Paraisópolis, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, agora dispõe de uma unidade própria do serviço, que atenderá cerca de 100 mil moradores da área. A iniciativa faz parte do projeto Correios Comunidade, que busca levar agências para locais que não têm Código de Endereçamento Postal (CEP), o que dificulta o envio e recebimento de correspondências e produtos. 

#pracegover: mulher com coque e lenço no cabelo está sendo atendida por funcionário dos Correios, que usa o uniforme da empresa, na cor amarela. Ele mexe em um computador e segura uma caixa, também amarela. Ao fundo, pessoas aguardam por atendimento. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

No perfil da empresa no Instagram, o presidente, Fabiano Santos, afirmou que a presença na comunidade “traz muito orgulho para os Correios”. Além da inauguração do ponto de atendimento, 175 vielas de Paraisópolis ganharam um registro de CEP, número obrigatório para enviar e receber entregas. Ao total, foram atribuídos cerca de 300 novos CEPs. “Isso significa permitir que as pessoas tenham endereço, que é condição básica para a cidadania. Com um endereço, oferecemos mais do que a entrega de encomendas — oferecemos cidadania e dignidade”, ressaltou Santos em comunicado oficial da companhia. 

Para Valdemir José Trindade, conhecido como Guga Brown, produtor cultural de eventos e morador de Paraisópolis desde que nasceu, a abertura do ponto de atendimento dos Correios foi um enorme avanço para os moradores. “Muitos sempre receberam as encomendas, compras, cartas no trabalho; usávamos o endereço do trabalho. Agora, temos a possibilidade de receber a nossa carta, a nossa encomenda, na nossa casa. Isso é muito importante dentro da comunidade e traz mais dignidade para nós”, declarou Guga. 

FONTES: CORREIOS, FOLHA DE S.PAULO E G1. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido