Bento XVI em Madri (Espanha), no Dia Internacional da Juventude em 2011, durante seu papado. Foto: David Ramos/Getty Images/reprodução.

Faleceu, aos 95 anos, na manhã do dia 31 de dezembro de 2022, Bento XVI, papa emérito da Igreja Católica que ocupou o papado de 2005 a 2013. Segundo comunicado oficial do Vaticano — cidade-estado sede da Igreja Católica Romana, localizada dentro de Roma (Itália) — as condições de saúde de Bento XVI tinham piorado já há alguns dias, em decorrência da idade avançada.

“Com pesar, informo que o papa emérito, Bento XVI, faleceu hoje, às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.”

Comunicado de Matteo Bruni, diretor de assessoria de imprensa do Vaticano.
Bento-16-funeral-getty
Bento XVI é velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 2 de janeiro. O funeral aconteceria três dias depois. Crédito de imagem: Antonio Masiello/Getty Images

O funeral do papa emérito aconteceu no dia 5 de janeiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa Francisco (atual autoridade máxima da Igreja Católica) foi responsável por conduzir a cerimônia que contou com a presença de mais de 50 mil pessoas. Depois disso, o corpo de Bento XVI seguiu para ser enterrado nas criptas abaixo da Basílica de São Pedro, onde muitos dos outros papas foram tradicionalmente sepultados.

Bento-16-funeral-getty
Mais de 50 mil pessoas foram à Praça de São Pedro, no Vaticano, para acompanhar o funeral de Bento XVI, em 5 de janeiro. Crédito de imagem: Alessandra Benedetti | Corbis/Corbis via Getty Images

Segundo o enfermeiro que cuidava do papa emérito, pouco antes de ele falecer, suas últimas palavras foram, em italiano: “Deus, eu te amo”.

Quem foi Bento XVI?
Joseph Aloisius Ratzinger (nome de batismo) nasceu em 1927, em uma vila no estado alemão de Baviera. Ratzinger foi o 265º clérigo a assumir o papado, em 2005, e escolheu para si o nome de Bento XVI — uma homenagem ao papa Bento XV (1854-1922) e a São Bento de Nórcia (480-547), santo padroeiro europeu.

Bento XVI, no entanto, renunciou à posição de papa em 2013, ao afirmar que sua saúde não permitia mais que ele exercesse a função. Assim, recebeu o título de papa emérito, que significa algo como um papa aposentado.

A renúncia surpreendeu à época os fiéis católicos, pelo fato de o papado ser um cargo tradicionalmente vitalício, ou seja, que termina apenas quando o papa que está no poder falece. O último papa a renunciar ao título antes de Bento XVI tinha sido Gregório 7º, há 598 anos (em 1415).

O que é o Vaticano?
O Vaticano é o Estado com o menor território do mundo. É considerado uma cidade-estado e está localizado dentro de Roma, capital italiana. A autoridade máxima do Vaticano é o papa, que também está no topo da hierarquia da Igreja Católica.

O Vaticano ocupa uma área de aproximadamente 44 hectares (espaço correspondente a, por exemplo, um grande quarteirão em uma cidade). A população é de cerca de mil habitantes.

*Texto atualizado às 14h30 de 5 de janeiro para incluir informações sobre o funeral do papa Bento XVI.

Fontes: BBC, G1, G1, Holy See Press Office, Vatican News e Vatican News.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido