Depois de viver por mais de 50 anos em cativeiro no parque aquático Miami Seaquarium, nos Estados Unidos, a orca Lolita será devolvida a seu habitat natural, a região noroeste do Oceano Pacífico. Ela é a orca que viveu mais tempo nessa condição.

Capturada em 1970, Lolita passou mais de 40 anos sem ter nenhum tipo de interação com outra orca. Ativistas ambientais vinham pedindo a libertação do animal há muitos anos.

Segundo o Miami Seaquarium, o processo de reabilitação de Lolita no mar será iniciado nos próximos dois anos. No entanto, podem surgir dificuldades para o animal, como para se alimentar e se acostumar com a vida no oceano. “Vai ser uma reabilitação muito difícil. Tivemos o caso da orca Keiko, inspiração para o filme Free Willy, que ficou anos em cativeiro e foi posta de volta no oceano, em uma região costeira da Islândia. Ela não conseguiu se reabilitar no ambiente e com outras orcas”, explica o biólogo Guilherme Domenichelli.

#pracegover: Imagem da Orca, que tem o corpo nas cores preta e branca, saltando em piscina localizada no parque aquático. Ao redor, diversas pessoas assistem a apresentação sentadas na arquibancada. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO YOUTUBE

Por isso, a área em que Lolita será liberada será cercada para monitoramento até que ela se acostume.

Fontes: Aventuras na História, BBC, Folha de S.Paulo, Friends of Toki, G1, SeaWorld of Hurt e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido