Estados Unidos criam divisão para óvnis
No dia 14 de agosto, o Pentágono (sede do departamento de defesa dos EUA) anunciou a criação de uma unidade responsável por estudar óvnis, como são chamados os objetos voadores não identificados. O foco é encontrar possíveis espiões sobrevoando o país, e não seres alienígenas.
Fontes: G1 e Folha de S.Paulo.

Maioria dos eleitores norte-americanos poderá votar pelo correio
Nos EUA, 76% dos eleitores poderão votar pelo correio em 2020. O número recorde se deve ao novo coronavírus e ao receio das pessoas em sair de casa. Os deputados do país estão discutindo se é necessário aumentar o financiamento dos correios para lidar com a sobrecarga nas eleições, marcadas para 3 de novembro.
Fontes: G1 e Folha de S.Paulo.

Pandemia adia eleições pelo mundo
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Internacional Para a Democracia e Assistência Eleitoral, da Suécia, ao menos 70 países e territórios adiaram as eleições por causa da covid-19 entre fevereiro e agosto deste ano. O estudo mostrou também que ao menos nove nações, como EUA, Chile e Rússia, seguem o calendário normal.
Fontes: The Economist e Idea.

Baleia raríssima é vista nos EUA
Uma baleia orca branca muito rara foi avistada na costa do Alasca, nos EUA, próximo às ilhas Kuiu e Kupreanof, em 7 de agosto. Estima-se que existam apenas entre cinco e dez orcas brancas no mundo. Esse animal tem uma condição que deixa sua coloração mais clara do que a vista nas outras orcas.
Fontes: G1 e UOL.

#pracegover: baleia orca branca nadando em alto-mar. Foto: Getty Images

Protestos contra a quarentena acontecem na Argentina
No dia 17 de agosto, argentinos protestaram contra a quarentena no país, em vigor desde o dia 20 de março. Em julho, o governo flexibilizou as medidas e reabriu serviços essenciais. A Argentina registra mais de 6.980 mortes por covid-19.
Fontes: BBC e IstoÉ.

#pracegover: manifestantes, com máscara no rosto e a bandeira da Argentina na mãos protestam em frente ¡a Casa Rosada. Foto: Getty Images

Itália registra aumento de casos de covid-19
Em 20 de agosto, a Itália contabilizou o maior número de novos casos de covid-19 em 24 horas desde 23 de maio. Ao todo, foram 845 registros. Segundo especialistas, com o fim do isolamento social no país e a chegada do verão (de junho a setembro no hemisfério norte), a população teria ficado mais descuidada com a propagação do vírus.
Fontes: Euronews e G1.

#pracegover: um grupo de pessoas nada em rio na Itália. Foto: Getty Images

Emirados Árabes Unidos e Israel fazem acordo diplomático
Os EUA anunciaram, em 13 de agosto, que os Emirados Árabes Unidos e Israel chegaram a um acordo, com o auxílio do governo norte-americano. Até então, Israel não mantinha relações políticas com nenhum dos emirados — são sete emirados (região governada por um muçulmano). Com o pacto, eles passarão a ter relações em áreas como turismo, segurança e tecnologia. Saiba mais sobre o acordo no site do Joca: bit.ly/acordo-israel-emirados.
Fontes: BBC e perfil no Twitter de Donald Trump

Militares tomam o poder no Mali e presidente renuncia
Um motim promovido por soldados levou à prisão do presidente e do primeiro-ministro do Mali, em 18 de agosto. Os dois foram encaminhados para uma base militar. O presidente, Ibrahim Keïta, renunciou. Nos últimos meses, protestos populares vinham pedindo a saída de Keïta, acusado de corrupção. O motim dos militares, que assumiram o poder, foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que pediu a libertação dos líderes e o retorno à ordem democrática. Os militares dizem que organizarão novas eleições em breve.
Fontes: BBC e El País.

Números da covid-19

Casos no mundo: 23.311.719*
Casos no Brasil: 3.622.861**
Mortes no mundo: 806.410*
Mortes no Brasil: 115.309**
*De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até o fechamento desta edição.
**De acordo com o Ministério da Saúde, em 24 de agosto

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido