Um novo projeto está usando o metaverso como ferramenta educativa de combate à pobreza e às desigualdades sociais. Trata-se do jogo Missão Favela X, da Rede Gerando Falcões, lançado, em 5 de maio, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Nurimar Hiar, no município de Ferraz de Vasconcelos (SP).

No game, desenvolvido no Roblox, os usuários devem passar por uma série de obstáculos no interior de uma nave e alcançar o comando de controle no topo do cenário. Os cinco níveis do jogo representam dificuldades reais enfrentadas por moradores de favelas. Por exemplo: saneamento básico, conhecimento e tecnologia. Enquanto avança nos desafios, o usuário aprende sobre essas questões no mundo real.

A Gerando Falcões é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada pelo empreendedor social e ativista brasileiro Edu Lyra. A entidade oferece serviços de educação, cidadania e desenvolvimento econômico em favelas de 19 estados brasileiros.

“[O Missão Favela X é] o primeiro game no Brasil desenvolvido para ajudar a mudar a realidade das favelas”, publicou Lyra nas redes sociais. “Além de educar e conscientizar as crianças e adolescentes sobre os problemas vividos por quem mora na comunidade, queremos arrecadar fundos para acelerar a transformação”, completou.

“O que eu penso sobre…”
“Vejo [o metaverso] como uma ferramenta poderosa de educação. E é nisso que o jogo da Gerando Falcões pode fazer a diferença. Já pensou que bacana seria comprar no metaverso itens produzidos pelas pessoas da comunidade, testando esses produtos dentro de casa? Annita G. M., 9 anos, São Paulo (SP)

Annita-Clube-Joca
#pracegover: Annita usa blusa branca com estampa de gato rosa. Foto: arquivo pessoal

Glossário

Roblox: plataforma on-line de games e metaverso em que cada usuário pode criar o próprio ambiente virtual (saiba mais sobre metaverso na edição 181 do Joca).

Saneamento básico: conjunto de serviços e instalações de abastecimento e drenagem de água, rede de esgoto, entre outras estruturas urbanas.

Fontes: B9, Estadão, Gerando Falcões e Terra.

Texto originalmente publicado na edição 188 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido